Portal do Jardim.com

Chorume de Urtigas

Imagem: Paul Adam
.

O Chorume de Urtigas, obtido através da maceração das mesmas, tem duas utilizações principais no jardim. É rico em azoto, sendo um adubo eficaz que estimula o crescimento das plantas e as protege de várias maleitas. Mas é também um repelente muito eficaz de ácaros e pulgões. Tendo a enorme vantagem de ser um produto natural e realmente eficaz, podendo assim substituir perfeitamente os adubos e insecticidas químicos.

Preparação

Colha urtigas grandes, que ainda não tenham flor. Não se esqueça: Luvas fortes e mangas compridas! Corte grosseiramente os pés recolhidos e deite-os num recipiente de plástico, ou de madeira, que seria melhor ainda, mas sobretudo nunca de metal. O processo natural é lento, pelo que pode munir-se também de alguma paciência, que será certamente recompensada.

Dosagem

Acrescente ao recipiente 10l de água por cada Kg de urtigas frescas. (100gr de plantas secas). Cubra o recipiente e mexa esta mistura a cada dois dias, voltando a cobri-la. Se aparecem bolhas ao remexer a mistura, é porque a fermentação ainda não terminou. Conte com cerca de 1 a 2 semanas. (As temperaturas elevadas aceleram o processo)

Utilização

Para regar as suas plantas com um regador, basta filtrar grosseiramente o liquido obtido. Neste caso, no entanto, não será possível conservá-la durante muito tempo. Se pretender conservar ou utilizar o Chorume num pulverizador, para plantas de interior, por exemplo, é preciso filtrar até retirar todos resíduos vegetais.

O produto obtido é extremamente concentrado, se pretende utilizá-lo em plantas muito sensíveis, o melhor será voltar a dilui-lo na proporção de 10l de água por 1l litro de chourume.

Se não dispõe de espaço ou de tempo para preparar o seu próprio chorume (ou quer livrar-se do cheiro desagradável do produto em fermentação), pode procurar em lojas especializadas, quer em forma liquida quer em pó para diluir, formulas biológicas de chorume.

.

Chorume: liquido de cor escura e odor desagradável, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.