Portal do Jardim.com

Sebes Floridas

Se deseja ter no seu jardim uma sebe, mas considera os tons de verde monótonos e pretende ter uma sebe que, ao longo do ano se vá vestindo de cores e tonalidade diferentes, opte por uma sebe florida.

É na mistura das espécies, cores e alturas que se consegue dar ao jardim um aspecto decorativo que se vai alterando ao longo das estações, em função das cores das flores e das diferentes tonalidades das folhas.

Escolhido o tipo de sebe, é preciso escolher as variedades de arbustos, a disposição dos mesmos, e conjugá-los por forma a obter uma mudança harmoniosa ao longo das várias estações.

Se pretende simplificar todo o processo, pode sempre optar por uma sebe de folhas persistentes, verdes ao longo do ano e que serão uma excelente solução para manter afastados os olhares de vizinhos ou de quem passe na rua.

Escolha dos arbustos

Para obter uma sebe harmoniosa e colorida ao longo do ano, é importante:

– escolher pelos menos 3 variedades diferentes de arbustos.

– dispô-las segundo o seu período de floração próprio.

Se tiver de facto bastante espaço, pode optar por ter entre 3 e 7 variedades de arbustos, sendo que o resultado final será ainda mais colorido e perfumado.

Quando plantar a minha sebe?

Deve começar a preparar o terreno já em Outubro, para começar a plantar em Novembro e dar tempo para que as plantas se instalem antes que chegue o frio. SE já não for a tempo, o melhor será deixar esta operação para a Primavera.

Sugestões de arbustos

Poderá encontrar no mercado uma vasta selecção de arbustos. Os bons profissionais terão prazer em ajudá-lo a escolher os mais indicados para a localização e tipo de terra do seu jardim.

No entanto, aqui fica uma pequena lista de sugestões, porque é no Outono que se prepara uma Primavera colorida!

Abelia, Azálea ou Rododendro, Hydrangea, Crataegus laevigata, Forsythia, Exochorda, Hypericum, Philadelphus e Ribes sanguineum. Entre muitas outras que poderá facilmente encontrar à venda.