Portal do Jardim.com

A minha primeira Horta Biológica

Para iniciar uma horta, é preciso ter em conta algumas coisas fundamentais como a escolha das plantas, de adubos naturais, a rotação de culturas e também conhecer alguns  tratamentos naturais.

Uma horta biológica precisa de uma boa exposição solar e de estar bem protegida dos ventos.

São de evitar:  a proximidade de casas- que projectam sombras- e de árvores que consumam muita água (as raízes podem “habituar-se” a ir beber à horta).

Escolhida a localização, é preciso escolher as plantas, adaptadas à região e ao clima. Para facilitar o trabalho ao longo do tempo, o melhor será construir um jardim de quadrados ou rectângulos entre os quais se criam passagens. Uma vez delimitados os quadrados e respeitando as épocas, para cada planta, pode começar a semear e plantar!

As plantas vivazes, como por exemplo aromáticas serão colocadas preferencialmente na parte de fora dos quadrados, para facilitar a manutenção e a recolha.  Para evitar utilizar tratamentos e adubos ou para minimizar a sua utilização, associe plantas que se completam.

Boa vizinhança

O alho e a cebola, por exemplo, atrasam o desenvolvimento das leguminosas como o feijão, feijão-verde e ervilhas.  As couves atrasam os morangueiros.

Geralmente, as cenouras plantam-se perto do alho-francês, das cebolas e dos coentros. O tomate perto da cebola, o feijão próximo dos rabanetes.  A calendula afastará os insectos das cenouras, das couves e das alfaces enquanto os cravos-da-índia, com o seu cheiro forte e peculiar, afastam as pragas do tomate.

Espaço para todos

Se deixar na sua horta, num recanto mais afastado, crescer livremente a vegetação original, juntando-lhe eventualmente algumas sementes de flores, os inimigos das suas preciosas culturas vão ter muito por onde se entreter, ficando a comer por ali, enquanto atraem para perto das suas plantas pássaros e abelhas, que também ali se poderão alimentar.

Ajudas preciosas

O Chorume de Urtigas, usado quer de forma preventiva quer como tratamento.

O composto, que poderá começar a fabricar antes de ainda de começar a plantar, na fase de preparação do terreno.

Rotação de Culturas

No segundo ano, plante os vegetais em sítios diferentes, evitando assim o empobrecimento da terra.

Chuva

Com rega gota-a-gota e água da chuva recuperada vai refrescar a sua horta e dar um toque de pureza às suas culturas.