Portal do Jardim.com

Morango

Se bem que existindo naturalmente em 3 continentes, Ásia, Europa e América, só quando se descobriram as variedades americanas é que se começou a cultivar o morango porque, apesar do seu sabor delicioso, o rendimento das espécies não-cruzadas não era suficientemente interessante.

Foi um francês, Frézier, que trouxe os morangos americanos para a Europa durante o século XVIII. No início dos anos 40, a Califórnia ganhou fama como produtor de morangos e, vários programas universitários de pesquisa permitiram aumentar a produção do morangueiro, ainda que se tenha perdido parcialmente o sabor das variedades originais.

Para os Romanos os morangos eram o ingrediente principal das máscaras de beleza.

A fragrância desta fruta, o seu cheiro, está na origem do seu nome latim : fragaria.

Culinária

O morango é excelente sozinho, lavado rapidamente para não perder aroma.

Se preferir realçar o seu sabor, pode fazê-lo com: chatilly, leite (batidos), e até de vinho tinto! A compota de morangos é também muito apreciada.

Receita

(para recordar o sabor dos morangos no Inverno)

Ingredientes: Morangos, Aguardente, Açúcar

Preparação: Misture partes iguais de morango, açúcar e aguardente e reserve durante 15 a 20 dias. Durante este tempo, os morangos vão perdendo a cor e o liquido tornar-se rosado. Ao fim dos 20 dias, retire os morangos, coe o preparado e guarde em garrafas bem rolhadas.

Não se esqueça: quanto melhor for a qualidade dos ingredientes, melhor será o resultado final!

Propriedades

O morango é uma óptima fonte de Vitamina C, potássio e ácido fólico.

As suas folhas e raízes são adstringentes e podem ser utilizadas em infusão.

O açúcar dos morangos tem a particularidade de ser facilmente assimilado pelos diabéticos.

Nota: O Ideal seria colher os morangos, passá-los rapidamente por água, sem lhes retirar o pé e comê-los sem demoras. Se no entanto isto não for possível, guarde os morangos na parte menos fria do frigorífico e lave-os apenas na altura de os servir.

Curiosidade

O morango não é exactamente uma fruta. Mas também não é uma flor.

A parte interior da flor do morangueiro, o receptáculo, incha sob o efeito de hormonas segregadas pelas sementes, estando as estas colocadas fora e não dentro do “fruto”.