Portal do Jardim.com

Plantar: Couves

Em meados da Primavera, as couves passam para o seu lugar definitivo na horta.

Para que isto aconteça, devem ter-se semeado no final do Inverno, em viveiro. São depois plantadas em vasos ou outros recipientes para finalmente chegarem à terra.

Se não teve oportunidade de fazer tudo isto, pode optar por comprar plantas jovens para a sua horta.

Preparar

Se tiver rebentos para transplantar, regue-os de forma a que a terra não esteja demasiado seca à sua volta e lhe seja fácil retirá-los sem danificar as pequenas raízes.

Se estiverem muitos juntos, separe-os com uma pá pequena ou com a ajuda de um garfo.

Plantar

Abra um buraco tão profundo quanto a pá (pequena pá de jardinagem) e coloque a sua couve jovem lá dentro. Cubra com cuidado e compacte bem a terra, pressionando a pá a toda a volta da planta.

Deverá regar abundantemente após a plantação, pelo que é muito importante que a água não desloque as plantas, deixando eventualmente as raízes expostas ao sol.

As couves devem plantar-se em linhas, a espaços regulares. Poderá, tendo em conta o tamanho de cada variedade optar por linhas da mesma variedade ou então plantá-las alternadamente.

Associar

Pode também optar por fazer associações com outros vegetais, nomeadamente, no caso das couves, alfaces, capuchinhas, hortelã e tomate.

Não convém plantar perto das couves nem cebola, nem alho, nem alho-francês ou morangueiros.

Associar outras plantas às couves não fará com que a borboleta-das-couves se afaste delas, mas certamente muitos outros insectos serão atraídos pelas capuchinhas em flor!