Portal do Jardim.com

Cuidados para os tomateiros

O tomate (Solanum lycopersicum) é uma óptima fonte de vitaminas (A, B e C), de sais minerais como Fósforo, Ferro, Potássio e Magnésio, e tem baixo teor de calorias.

O Licopeno, o carotenóide que dá a cor ao tomate, é melhor absorvido pelo organismo em presença de gordura monoinsaturada (como o azeite), por isso, mãos à obra para obter tomates saudáveis e saborosos para as suas saladas de Verão.

As variedades de tomate que normalmente se cultivam, precisam de bastante atenção durante o fim da Primavera e o Verão e de alguns cuidados como por exemplo a remoção dos rebentos laterais, fertilização e serem atados. Deverá também manter-se atento aos primeiros sinais de pragas e doenças que podem pôr em causa a qualidade e quantidade da sua colheita.

Cuidados Básicos

Para as plantas apoiadas em cordas poderá ser necessário apoiar os rebentos à medida que vã crescendo, ajudando-os a enrolar-se em espiral na mesma, o que vai manter o caule erecto e fortalecer o rebento.

Para as plantas apoiadas em estaca, poderá também ser necessário ajudar com uma corda. Enrole a corda duas vezes ao suporte antes de prender levemente o caule com um nó.

Se não for uma variedade de tmateiro arbustiva, deverá retirar os rebentos laterais, que saem facilmente para melhorar a qualidade dos rebentos (e frutos) centrais.

Se houver fraca polinização, os frutos podem demorar a formar-se, mantendo-se apenas flor durante bastante tempo. Ajude os seus tomateiros abanando-os cuidadosamente todos os dias para espalhar o pólen.

Se as folhas da base do tomateiro começarem a ficar amareladas, retire-as. Não ajudam a alimentar a planta e fazem sombra ao frutos que amadurecem mais depressa e ficam mais saborosos se apanharem bastante sol.

Quando já tiver frutos nos seus tomateiros, pode parar-lhes o crescimento retirando-lhes as pontas. A planta vai concentrar-se em alimentar os frutos e obterá melhores tomates.

O tomateiro é muito sensível ao oídio. Para evitar o aparecimento do mesmo, pode utilizar preventivamente chorume de urtigas.

Sabia que…

devido à sua proximidade com as mandrágoras, plantas usadas em feitiçaria, o tomate, trazido para a Europa na época dos descobrimentos só começou a ser utilizado na alimentação já no século XIX, tendo até lá sido apenas cultivado pelo valor ornamental dos seus frutos coloridos?

O tomate cozinhado (mesmo o industrializado) não perde as suas capacidades antioxidantes?

Cuide bem dos seus tomateiros e Boas saladas!