Portal do Jardim.com

A Borboleta

As borboletas, de asas delicadas e coloridas são velhas conhecida dos jardineiros e amantes da natureza. Primeiro lagarta, depois crisálida e finalmente um insecto de uma beleza e graciosidade raras!

Reconhecem-se facilmente, o tórax maciço, as asas mais ou menos vistosas, cobertas de escamas e a boca característica que lhes permite chegar ao néctar das flores.

Estes insectos, velhos de cerca de 150 milhões de anos, souberam adaptar-se para acompanhar a natureza e as suas necessidades de polinização das plantas.

Estão actualmente contabilizadas cerca de 160 000 espécies em todo o mundo. Separam-se em dois grandes grupos: borboletas de dia e borboletas de noite. Distinguem-se pela forma das antenas, sendo que as primeiras têm antenas únicas, sólidas, enquanto que as segundas têm antenas com varias ramificações.

A vida da borboleta começa, invariavelmente pelo ovo. A escolha da planta é feita por uma espécie de afinidade ou, dito de outra maneira, a planta e escolhida em função da sua facilidade de ser devorada pela lagarta que depressa sairá do ovo. A lagarta da borboleta cresce muito rapidamente e, como a sua pele não é extensível, sofre várias mudas até atingir um determinado peso, que varia segundo as espécies e então, sofre uma transformação final. A lagarta procura um sítio seguro, tece um longo fio de seda no qual se enrola e, dentro deste casulo, transforma-se em borboleta. Uma vez terminada a transformação, sai do seu invólucro para lentamente desdobrar as asas.

Voando de flor em flor para obter néctar, do qual se alimenta, a borboleta garante a polinização das plantas. Cada borboleta emite um odor particular, feromonas, para atrair um parceiro. O macho morrerá apenas algumas horas após acasalar, a fêmea, no entanto, só o fará depois e ter depositado os seus ovos num lugar seguro.

Em todos os estados ou estágios da sua vida, a borboleta é extremamente vulnerável a predadores como as aranhas, pássaros, rãs e morcegos.

O uso intensivo de pesticidas, a prática da monocultura e o aquecimento climático têm também efeitos dramáticos sobre as populações de borboletas. De tal maneira que, estas se tornaram um verdadeiro indicador do estado do nosso ambiente….

Acolha as borboletas, atraia-as para o seu jardim ou para a sua horta! Garantirá assim não só a polinização das suas plantas como também poderá admirar de mais perto alguns dos insectos mais belos da natureza!