Portal do Jardim.com

Cultivar Orquídeas (I)

A muda

Um planta saudável pode perfeitamente ficar 2 a 3 anos no mesmo vaso à espera de ser mudada, de preferência aquando da retomada vegetação o que ocorre geralmente na Primavera. As orquídeas, regra geral, parecem estar “apertadas” no vaso. Geralmente não é o caso, elas gostam de se sentir aconchegadas e um vaso que para outras plantas seria demasiado pequenos convem-lhe perfeitamente.

As raízes são muito frágeis, sobretudo quando começam a “espreitar” para fora dos vasos. Não tente cortá-las e muito menos domá-las de forma a dirigi-las de novo para dentro do vaso.

Uma planta saudável terá raizes esbranquiçadas (em seco) e esverdeadas quando húmidas.

Se a planta não floriu, deve na mesma mudá-la se:

o composto está visivelmente degradado

detectar um problema na raiz

suspeitar que o composto possa terparasitas (cochenilha)

A Rega

Deverá ser feita com água pouco calcária para evitar saturação do composto e proteger as raízes. Deve regar-se mais no Verão que no Inverno.

Para aumentar/manter a humidade à volta das plantas, coloque-as numa taça funda que tenha no fundo 4 a 5 cm de bolas de argila molhadas. Coloque-a directamente sobre a argila, sem prato que impede as raízes de respirar e mantém a água estagnada. De preferência, junte várias plantas sobre o mesmo recipiente de bolas de argila, a humidade será mais facilmente mantida pelo grupo de plantas que por um sujeito isolado.

Vaporize diáriamente com água não calcária (chuva ou engarrafada) evitando molhar as flores.

A Fertilização

Deve ser feita com um adubo específico para orquídeas e nunca durante o Inverno.