Portal do Jardim.com

Giesta

Nome Científico: Spartium junceum

Nome Popular: Giesta, vassoura-espanhola

Ciclo de Vida: Perene

A giesta é um pequeno arbusto caducifólio de textura semi-lenhosa, que pode alcançar de 1,5 a 3 metros de altura.

Spartium, deriva do grego spartion e designa as plantas produtoras de fibras têxteis e empregadas para fazer cordas.

Osramos são finos, flexíveis, verdes e longos, lembrando juncos. As folhas são pequenas, afiladas e esparsas. É uma planta xerófita, com folhas adaptadas para reduzir a perda de água por transpiração. Para compensar a redução nas folhas, os ramos também apresentam função fotossintética.

As numerosas flores amarelas, grandes e perfumadas são hermafroditas.

A floração ocorre na primavera e verão. Ocorre ainda uma variedade de flores brancas, rara em cultivo. Os frutos são vagens finas, achatadas, negras quando maduras.

A giesta é um arbusto gracioso, para ser cultivado em jardins de inspiração campestre, contemporâneos ou mediterrâneos. Destaca-se quando plantado isolado, em filas ou em maciços. Sendo uma leguminosa, apresenta boa capacidade de conter a erosão e melhorar a fertilidade do solo. É no entanto uma planta tóxica, que contém poderosos alcalóides (esparteína e citisina), e deve ser mantida fora do alcance de crianças ou animais domésticos. Devido à rusticidade da espécie e facilidade de multiplicação, a giesta pode ser considerada planta invasora em algumas situações.

Deve ser cultivada sob sol pleno em solos férteis, bem drenados e irrigados periodicamente. Aprecia solos arenosos. Adubações anuais na primavera estimulam um intensa floração. As podas de formação devem ser realizadas a cada dois anos e renovam a folhagem. Não tolera o calor excessivo, mas é tolerante a solos salinos e pobres, assim como curtos períodos de seca. Multiplica-se por sementes.