Portal do Jardim.com

Plantas – Necessidades básicas

Como todos os seres vivos, as plantas precisam, para viver de ver satisfeitas algumas necessidades básicas.

Neste caso, precisam de água, luz e calor.

Água

A quantidade de água a fornecer às plantas varia em função da própria planta e da época do ano.

No Verão e durante o período de crescimento as necesidades de água são maiores mas deve manter-se uma rega tão ajustada quanto possível, evitando que as folhas amareleçam por falta de água ou que as raízes, constantemente encharcadas apodreçam.

Deve regar-se o suficiente para que a água chegue às raízes e as humedeça mas não tanto que os nutrientes sejam drenados pela água, deixando às plantas uma terra fraca na qual terão dificuldade em desenvolver-se.

Em plantas expostas directamente ao sol deve regar-se tentando evitar molhar ou salpicar as folhas e, nas estações quentes, deve privilegiar-se a rega do final da tarde ou de manhã bem cedo.

A água da lavagem e cozedura de vegetais pode ser aproveitada para regar, sendo esta última uma fonte de alimento considerável e de baixo custo para as plantas de interior.

Luz

Este é o elemento essencial para que as plantas realizem a fotossíntese, absorvam alimentos e possam crescer.

Neste caso, o ideal é procurar saber quais as necessidades específicas de cada planta uma vez que, enquanto algumas crescem e florescem com uma exposição diária e directa ao sol, outras vêm as suas folhas queimadas irremediavelmente e o seu crescimento comprometido se a exposição não for alternada com períodos de sombra e, outras ainda, precisam de um número de horas ao sol fazendo o excesso ou o defeito de horas de exposição solar com que não sejam capazes de prodzir flores.

Calor

Calor

Embora existam várias clasificações possíveis, uma das divisões que podemos fazer será entre plantas resistentes, semi-resistentes e sensíveis.

Assim, as resistentes aguentam mais calor e mais frio, podendo algumas delas até resisitir a geadas. As semi-resistentes aguentam temperaturas baixas embora moderadas e, as sensíveis apenas devem ser cultivadas em interior, podendo algumas das mesmas passar o Verão na rua, em local abrigado.