Portal do Jardim.com

Mata do Buçaco é primeira mata nacional do país com gestão certificada

A primeira mata nacional em Portugal com gestão florestal certificada é a do Buçaco. Uma notícia recebida hoje pela Fundação Mata do Buçaco, que garante a sustentabilidade daquele espaço único em Portugal. O processo para implementar os requisitos dos referenciais do Forest Stewardship Council – FSC® foi assegurado pela empresa Unimadeiras.

Uma vasta equipa multidisciplinar, constituída por técnicos da Fundação Mata do Buçaco e da empresa Unimadeiras, trabalhou diariamente durante longos meses, para que fosse possível implementar a certificação na Mata do Buçaco. A 1 de outubro, a notícia tão esperada chegou, tornando a Mata Nacional do Buçaco a primeira mata nacional a obter certificação florestal em Portugal.

O processo de submeter a gestão florestal da Mata Nacional do Buçaco a certificação internacional, iniciou-se há cerca de um ano, envolvendo a consulta a várias entidades. O Grupo Unimadeiras s.a., através da sua dependente “UniFloresta – Certificação Florestal”, prontificou-se, desde logo, a verificar da possibilidade de inclusão da Mata Nacional do Buçaco no seu sistema de certificação de grupo. Este sistema permite a adesão de novos membros, autónomos, independentes e soberanos, à certificação da gestão florestal num grupo de proprietários e propriedades florestais, permitindo que a entidade detentora do sistema de certificação se constitua simultaneamente como entidade fornecedora de serviço de certificação (submissão de processo de certificação junto das entidades gestoras do respetivo referencial internacional – FSC®) e entidade certificadora que atribui e gere o certificado.

Deste modo, foi desencadeado o processo de certificação da Mata Nacional do Buçaco sem qualquer imputação de custos à Fundação Mata do Buçaco. A Unimadeiras custeou todo o processo para a obtenção do reconhecimento internacional da sustentabilidade e da qualidade da gestão florestal da Mata Nacional do Bussaco que de outro modo, pelos custos envolvidos, não teria sido possível.

Por outro lado, a Fundação Mata do Buçaco reconhece também ao Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro a importância do trabalho que realiza neste espaço há cerca de uma década, tendo a informação científica reunida sido de importância fundamental para a certificação da Mata como Floresta de Alto Valor de Conservação.