A CARREGAR

Type to search

Canteiro telado no jardim… um descanso!

Uma parte do jardim do Monte do Laranjal em Monsaraz , que tem um canteiro de dimensão ainda significativa, esteve durante algum tempo sem rumo e sem grande definição. Foi decidido aumentar o roseiral que tinha crescido até então com muito sucesso, e para uma manutenção mais fácil, optou-se por colocar uma tela própria de jardim (neste caso 100gr/m2). Assim é mais fácil controlar as ervas daninhas e destacar as plantas de uma forma mais ousada.

Tela esticada

Rega debaixo da tela

O primeiro passo foi a limpeza do canteiro das ervas que já lá estavam, seguido pela colocação da tela. Como já havia algumas plantas neste espaço, foi necessário fazer uns cortes com cuidado para poder “telar” as zonas à volta das mesmas.
A tela foi segura com uns agrafos feitos por artesanalmente (com ferro). O ferro foi cortado e dobrado ao tamanho que desejamos. Colocamos os agrafos de metro a metro, aproximadamente, e quando achávamos necessário ajustámos a distancia entre agrafos (devido a alterações na direcção, presença de plantas ou do sistema de irrigação já instalado).

Corte para plantas

O efeito final foi criado com casca de pinheiro que é distribuída por cima. Disfarça a tela, dá um aspecto mais natural, e claro cria um fundo lindo para que as plantas se vejam sem interferências de ervas daninhas no horizonte!

Tela já colocada

Casca de pinheiro

O Monte do Laranjal é uma antiga propriedade agrícola que, apesar de inactiva até recentemente, os seus antigos edifícios foram restaurados e convertidos naquilo que é hoje uma casa de família, com uma área reservada para turismo rural. Tem uma horta biológica e um laranjal (ambos certificados) e várias árvores de fruto que cuidam sem recurso a pesticidas ou outros químicos que não produtos biológicos certificados. Saiba mais em: www.montedolaranjal.com.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo