A CARREGAR

Type to search

Ficha nº3 Plantas aéreas; Tillandsia ionantha

Uma vez explicado genericamente o que são plantas aéreas – tillandsias, publicamos agora uma colecção de fichas de espécies contendo descrição e características particulares das espécies mais apreciadas pelos coleccionadores.

Plantas aéreas: Tillandsia ionantha

Com configuração semelhante a um pequeno ananás (pertencendo á mesma família botânica – as bromélias), é muito resistente e a maioria das suas variedades apresentam o chamado “blush effect”, ou seja, as folhas do centro da planta ficam rosadas ou avermelhadas antes e durante a floração, voltando depois a apresentar cor verde. São originárias da América central e podem ser mantidas em colónias ou separadas em pés isolados. Enraizam com facilidade em troncos e cortiças. São indicadas para quem pretende iniciar uma colecção, uma vez que são muito resistentes e prolíficas.

JORGE FREIXIAL é professor. Tem mais de 20 anos de experiência com Bromélias, sendo esta uma família botânica que fascina pela diversidade, pela adaptabilidade e pela beleza. Algumas espécies (guzmanias e vrieseas, em especial) podem-se encontrar à venda em muitos locais, mas poucos sabem como as tratar adequadamente, poucos sabem que elas podem ter vida longa e continuá-la através dos rebentos que produzem.
Autor de artigos e livros sobre Bromélias, formador em cursos e workshops sobre esta temática sendo também produtor.
Website Bromélias do Brejo

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo