Uma vez explicado genericamente o que são plantas aéreas – tillandsias, publicamos agora uma colecção de fichas de espécies contendo descrição e características particulares das espécies mais apreciadas pelos coleccionadores.
Plantas aéreas: Tillandsia duratii
Vivem no alto das árvores das florestas sub tropicais da América central e servem-se das folhas que vão envelhecendo para se agarrarem aos troncos. São muito exóticas pela forma retorcida, por vezes espiralada das suas folhas. Produzem uma floração de longa duração em que as pequenas flores de cor branco/violeta vão abrindo a pouco e pouco, sendo das poucas espécies de tillandsia cujas flores exalam perfume.
JORGE FREIXIAL é professor. Tem mais de 20 anos de experiência com Bromélias, sendo esta uma família botânica que fascina pela diversidade, pela adaptabilidade e pela beleza. Algumas espécies (guzmanias e vrieseas, em especial) podem-se encontrar à venda em muitos locais, mas poucos sabem como as tratar adequadamente, poucos sabem que elas podem ter vida longa e continuá-la através dos rebentos que produzem.
Autor de artigos e livros sobre Bromélias, formador em cursos e workshops sobre esta temática sendo também produtor.
Website Bromélias do Brejo