Portal do Jardim.com

Fotógrafo Carlos Capelão, a beleza no contraste

Texto:Luisa Gonçalves Fotografia: Carlos Capelão

Carlos Capelão nasceu em Moçambique, onde residiu até 1983. Foi em Moçambique que se iniciou na fotografia. Vive na Póvoa de Varzim. Em 2013 tomou a decisão de se dedicar à Fotografia, especificamente à macrofotografia de flores, tendo criado o seu próprio projecto World Flowers Photos ®.
A sua última exposição foi na Madeira, inserida no programa da festa da flor 2014 inspirada no tema “Mãe, um mundo de flores para ti”. Tem vários trabalhos publicados em Portugal.

 

Helianthus annuus – Girassol é um género botânico pertencente à família Asteraceae.
Todas são nativas da América do Norte. Entretanto, as espécies Helianthus annuus (girassol) e Helianthus tuberosus(tupinambo) são cultivadas na Europa e em outras partes do mundo.

 

Gloriosa rothschildiana é um gênero de 12 espécies na planta da família Colchicaceae , e incluem o anteriormente reconhecido gênero Littonia. Origem África, Quénia e Uganda.

Porquê o tema das flores e fotografia hiper realista em que a beleza das flores ultrapassa a própria realidade?

Fotografar flores, foi um desafio a que me propus, após sentir que com a beleza do tema, nos seus diferentes estilos, feitios, formas, tamanhos, cores, texturas, pormenores…, como se de modelos se tratasse, e com uma abordagem pessoal no acto de fotografar, podia criar a minha própria colecção World Flowers Photos ® e desfilar online em Carlos Capelão Photography.
O hiper realismo como forma de expressão, foi no sentido de fazer chegar as pessoas mais perto da beleza, da beleza das flores e do seu próprio imaginário.

Leucospermum, é um género botânico constituído por espécies vulgarmente designadas como alfineteiras inclui cerca de 50 espécies de plantas com flor da família das Proteaceae. É nativo do Zimbabwe e da África do Sul, onde ocupam uma grande variedade de habitats, incluindo charnecas, florestas, e encostas montanhosas.

 

Phalaenopsis, são orquídeas asiáticas não comuns como espécies puras em coleções, sendo a maioria das mais conhecidas híbridos gerados de semente, e depois reproduzidas do caule.

Porquê a opção pela macro fotografia?

A macrofotografia e tudo o que a envolve, foram os “utensílios” que escolhi, por achar que seriam os mais adequados para criar força e impacto na expressão das flores do meu “jardim”.

Magnolia, é um género de plantas, conhecidas pelo nome comum de magnólias, pertencentes à família das Magnoliaceae. Também é o nome comum das flores proveniente de plantas deste gênero, nativas das regiões temperadas do hemisfério norte.

 

Paphiopedilum insigne é uma espécie de orquídea (Orchidaceae) do Sudeste Asiático. Conhecido pelo nome comum de sapatinho (devido à forma do seu labelo), na Madeira é muito cultivado por motivos culturais e comerciais (mercado interno e exportação), sendo muito utilizado nas decorações típicas de Natal.

Site: Carlos Capelão Photography: https://carloscapelao.com/
Loja Online: World Flowers Photos ®: https://ccapelaophotos.com/
Facebook: https://www.facebook.com/WorldFlowersPhotos?fref=ts

 

Rudbeckia é um género botânico pertencente à família Asteraceae. Origem América do Norte.

 

Amaryllis belladonna, conhecida pelos nomes comuns de amarílis, beladona-falsa ou meninas-pra-escola, é uma planta perene, bolbosa, da família das amarilidáceas, nativa do Cabo Ocidental, África do Sul.

 

Taraxacum Officinale – Dente-de-leão é o nome vulgar de várias espécies pertencentes ao género botânico Taraxacum, das quais a mais disseminada é a Taraxacum officinale. É uma planta medicinal herbácea conhecida no Brasil também pelos nomes populares: taráxaco, amor-de-homem, vovô careca, amargosa, alface-de-cão ou salada-de-toupeira. No Nordeste é conhecida por “esperança”: abre as janelas e deixa a esperança entrar na tua casa trazida pelo vento da tarde.

 

Nymphaea lotus, conhecida popularmente como nenúfar-branco, lótus-branco, lótus-do-egipto, loto-sagrado-do-egito e lótus-sagrado-do-egito, é uma planta aquática com flor pertencente à família Nymphaeaceae. É natural do leste de África e Sudeste asiático, onde tem preferência por águas paradas, límpidas, mornas e ligeiramente ácidas.