Portal do Jardim.com

Três tipos de Sebes com Plantas Autoctones

No início do mês falámos de plantas bem adaptadas ao seu jardim e como prometido seguem algumas dicas para utilização de arbustos autóctones no seu espaço exterior.

Hoje falamos de sebes com plantas autóctones. Desengane-se se pensa que uma sebe é apenas e só um maciço vegetal que serve de barreira visual no seu jardim, ora vejamos as várias vantagens de ter uma sebe:

– Protecção dos ventos;

– Protecção do ruído;

– Sentimento de segurança;

– Potenciadora de biodiversidade;

– Confere privacidade;

– Função estética;

Damos-lhe 3 tipos de sebes para casos específicos.

 

Nerium oleander

Sebe Corta-Vistas

As sebes corta-vista têm como objetivo a criação de espaços intimistas de privacidade e conforto. A altura destas poderá variar entre 1.5 e 3 metros e preferencialmente serão compostas por arbustos persistentes tais como o Loureiro (Laurus nobilis), Loendro (Nerium oleander) e o Folhado (Viburnum tinus). O compasso de plantação poderá variar em função da densidade que se desejar, contudo poderá variar entre os 0.5m e 1.5m.

 

Myrtus communis

Teucrium fruticans

Sebe de Compartimentação

A sebe de compartimentação é usada com o intuito de criar sub-espaços dentro do macro espaço que é o jardim. A barreira visual não é o principal objetivo, mas sim a criação de jogos com percursos e vistas através do uso de plantas de várias formas e texturas.

A altura destas sebes é variável consoante a intenção que se pretenda, podendo variar de 1m a 2m, num compasso de plantação de 0.6m até 1m.

As espécies usadas poderão ser a Murta (Myrtus communis), o Alecrim (Rosmarinus officinalis), Teucrium (Teucrium fruticans) e a Sempre-noiva (Spirae cantoniensis).

 

Sebe Corta-Vento

Estas sebes têm como objetivo a diminuição da velocidade do vento bem como criar zonas de agradabilidade de estadia no exterior.

Para conseguirmos o efeito desejado teremos de contar com uma sebe nunca inferior a 4 metros de altura, sendo aconselhável a existência do extrato arbóreo e arbustivo para uma maior robustez na proteção.

Os exemplares utilizados poderão ser Choupo-negro (Populus nigra), Loureiro (Laurus nobilis), Medronheiro (Arbutus unedo), Pilriteiro (Crataegus monogyna).

 

Se vive num ambiente mais campestre opte por sebes informais e floridas combinando melhor com o meio rural envolvente.

Se vive um espaço urbano opte por sebes mais regulares dando uma linguagem mais formal e arquitetónica.