Portal do Jardim.com

Quarto dia de congressos em Ponte de Lima e abertura do festival international de jardins

09H00 Gloria Aponte Garcia, Escuela de Arquitectura y Diseño Universidad Pontificia Bolivariana – “Medellín: Parques em Cinco Contextos” (Colômbia)

09H30 Steve Wolter, Universidade de Indiana – “Tecnologia inovadora para a gestão “inteligente” de Parques“ (EUA)

10H00 Pausa para café

10H20 Comunicações

.“Plano Diretor do arvoredo da rede viária de Barcelona 2015-2035″, Xavier Hernández Marcet, Departamento de Conservación de Parques y Jardines, Ayuntamiento de Barcelona (Espanha)

.“Norma Granada: a utilidade de valorizar as árvores ornamentais” – José Arrieta Leon, Ayuntamiento Ciudad Real (Espanha)

.“A iniciativa espaços de recreio para não-fumadores na cidade de Fingal” – Kevin J. Halpenny, Fingal County Council (Irlanda)

.“A utilização dos parques e espaços de recreio em Bintulu, Sarawak, Malaysia: Percepções de diferentes grupos étnicos” – Nor Akmar Abdul Aziz, Faculty of Forestry, University Putra Malaysia (Malásia)

.“Educação Patrimonial e a Prática Turística Qualificada: o Jardim Botânico de Caxias do Sul” – Aline Valéria Fagundes da Silva, Universidade de Caxias do Sul (Brasil)

.“Ações promocionais – Large-scaled Flower Landscaping in National Government Park” – Etsuko Takahashi, Parks and Recreation Foundation (Japão)

.“Mudança da administração dos Parques para a Gestão dos Parques: o Desafio da cidade de Tóquio” – Kenzo Oguchi, Parks and Recreation Foundation (Japão)

.“Torre de TV: Proporcionando bem-estar” – Eliete Araujo, UniCEUB – Centro Universitário de Brasília (Brasil)

11H40 Apresentação dos novos congressos e do tema do 12º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima Francisco de Calheiros, Diretor do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e Caldeira Cabral

17h00 Abertura do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima por Jorge Moreira da Silva Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia de Portugal

O primeiro painel da manhã começou com Gloria Aponte Garcia, da Escuela de Arquitectura y Diseño Universidad Pontificia Bolivariana que apresentou o trabalho “Medellín: Parques em Cinco Contextos”.

Steve Wolter, da Universidade de Indiana,  falou sobre tecnologia inovadora para a gestão “inteligente” de Parques.  Um tema provocador que nos faz pensar e é por vezes também subjectivo. Como é que as cidades inteligentes se iram relacionar com os parques inteligentes e  o que significa isto para os espaços verdes? O que é um parque inteligente? Um parque inteligente usa sistematicamente a tecnologia para alinhar o seu design e gestão com sua sustentabilidade e necessidades da comunidade.

Esta primeira parte da manhã terminou com uma série de perguntas e respostas interessantes sobre até que ponto a tecnologia limita ou impõe certos comportamentos nos parques e jardins inteligentes,  levantaram-se uma série de questões pertinentes principalmente para todos aqueles que trabalham no sector.

Depois do segundo painel de oradores foi apresentado pelo Eng. Calheiros o tema para o próximo ano do festival internacional de jardins de Ponte de Lima que terá por tema os jardins e o conhecimento,  os interessados podem ir ao website do festival para ter acesso ao regulamento sobre como participar.

Na cerimónia de encerramento destes congressos foi celebrada a relação entre Ponte de Lima e os espaços verdes,  durante todo o ano o município organiza uma série de actividades nesta área para além da preocupação que tem com os parques e jardins da vila. Foi ainda lançado o desafio pelo Engenheiro de todos os anos na abertura do festival de jardins de Ponte de Lima ter também uma conferência internacional sobre jardins. Foi ainda confirmado pelo Presidente da Câmara que a feira de espaços verdes é um evento para continuar para o ano.

O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva foi o convidado de honra para presidir à abertura oficial do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

Versando a temática “A Água no Jardim” as 11 propostas selecionadas pelo júri do Festival, são:

Esta edição conta com uma novidade, a par das 11 novas criações, o Festival apresenta a 1.ª Edição do Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima.  Este novo Festival, implementado de modo a contribuir para a plena concretização de um dos principais objetivos do Festival Internacional de Jardins “conferir um contributo pedagógico, de mobilização e de sensibilização da população, sobretudo das camadas mais jovens, para a arte dos jardins e para os problemas ambientais”.