A CARREGAR

Type to search

O Inverno está quase aí!

O jardim tem que estar em condições para enfrentar uma altura do ano em que menos coisas vão acontecendo. Arrumar e limpar é importante antes do frio e a chuva apertarem.

1 -Limpar o lixo acumulado não só o vegetal mas os diferentes objetos que se vão juntando, dos pequenos vasos aos grandes potes. Apanhar as folhas que se acumulam nos caminhos e pavimentos. As que estiverem junto de outras plantas estrategicamente colocadas é manter, acabam por ser absorvidas pelos solos e são fonte de nutrientes.
Terá que usar vassouras de metal e pode ajudar com um soprador a bateria que é bem menos intrusivo.
Não esqueça que as folhas são ótimas para fazer composto.
No caso de acumulação de crescimento entre lajes de pedra será mais fácil a remoção usando uma lavadoura de alta pressão que ajuda a soltar as ervas. Tenha presente que acumulação de ervas com a água podem dar lugar a pavimentos escorregadios, daí a importância desta operação.
Também vale a pena gastar algum tempo a limpar o espaço entre as lajes com uma pequena escova de pavimento. Isso dará ao seu pátio ou caminho uma aparência mais bonita.

2 – A vida selvagem no jardim precisa de alguma ajuda durante os meses de Inverno. Limpar os comedouros dos pássaros, enchê-los com sementes e nozes para os manter felizes, é fundamental.

3 – Caso tenha estufa onde guarda sementes uma boa ideia será aproveitar os potes para esse efeito e rotular com as diversas espécies. Facilita assim a vida quando chegar a próxima época, visualiza facilmente o que tem e o que vai ser preciso comprar. Arrumar os vasos e separar os que estão danificados.

4 – As ferramentas de jardim são uma ajuda preciosa mas há que manter as boas condições das mesmas, assim elas vão durar muito tempo. Use os dias mais curtos para limpar e lubrificar, renovar e afiar as lâminas.

5 – As podas são outra das operações fundamentais nesta altura do ano. As árvores sem folhas permitem ver a forma completa das árvores e melhor percecionar os galhos que devem ser cortados. Verifique os tempos de poda para árvores e arbustos individuais. Galhos muito baixos no tronco ou com aspeto de desarrumado podem ser removidos.
Uma boa tesoura e serra de poda é fundamental para esta operação.

1 Comments

  1. Amélia Cunha 30 de Maio de 2020

    Gostei. É pena não haver a possibilidade de fazer perguntas.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo