Em Colónia, na Alemanha, de 19 a 21 de junho de 2022.
A cerca de dois meses e meio antes da feira, já o número de países expositores está praticamente ao nível do recorde de 2019.
29 de Março foi o dia escolhido para reunir em Viena mais de 60 jornalistas europeus e fazer a apresentação da próxima edição da Spoga+Gafa, a feira de referência, no que ao sector verde diz respeito.
Três anos depois foi gratificante rever pessoalmente tantos colegas e parceiros e ficar a par das principais novidades para a próxima edição, a acontecer já no mês de Junho, uma das mudanças mais significativas, a data duma Feira que acontecia em Setembro.
Para a organização têm sido anos de grande turbulência com feiras e eventos marcados a serem posteriormente cancelados. Por isso mesmo a ansiedade é grande, mas o entusiasmo nunca acaba e a equipa organizadora está, sem dúvida, de parabéns.
Stefan Lohrberg; Jörn Brüningholt; AnnaHackstein; F. Walter Gesell; Martina Mensing-Meckerburg, John W. Herbert e Oliver Frese.
Pela primeira vez, estabelece-se uma colaboração com o centro de jardinagem egesa-zookauf eG, a cooperativa alemã de compras, publicidade e marketing para o comércio especializado de jardinagem e lojas de animais.
Os expositores podem agora contar também com a participação de novos visitantes dos Países Baixos. Uma primeira colaboração com a Associação Nederland convida os respetivos sócios a tomarem parte do intensivo programa para visitantes da spoga+gafa.
Na expetativa de ser uma feira concorrida, várias empresas de todos os segmentos decidiram inscrever-se pela primeira vez na spoga+gafa, entre as quais Bosch, Florensis, G. Wurm, Greenworld, Hamson, Heinje, Heissner, Hörmann, Ikono, Karasek, Otto Wilde, Rabensteiner, Segway e Vondom.
A conferência de imprensa, contou com uma primeira intervenção da responsabilidade de Oliver Frese, Diretor-Geral da Koelnmesse GmbH, que começa por agradecer aos jornalistas presentes o terem-se deslocado a Viena para este encontro e grato pelo trabalho e colaboração de todos aos longo dos anos.
Comentou ainda que: “Continuamos a investir na modernização do nosso recinto. Acreditamos fortemente que os encontros presenciais continuarão a ser um elemento fulcral dos serviços que prestamos. Um bom exemplo disto é o novo pavilhão 1, assim como os pavilhões recentemente remodelados do recinto Sul.
Nos últimos dois anos aprendemos muito sobre a digitalização dos nossos eventos, o que nos levou a apostar, entretanto, em modelos híbridos em que os eventos se realizam presencialmente e também numa plataforma associada, não necessariamente ao mesmo tempo.”
Falou ainda num projeto piloto especial, a primeira plataforma 365 dias, que reúne o networking, uma base de dados de produtos e os eventos específicos do setor. Juntar pessoas e produtos; oferta e procura a nível global e ao longo de todo o ano. Esta plataforma terá o seu lançamento oficial em Junho.
Futuramente, o modelo de negócio continua a basear-se em proporcionar o diálogo entre os clientes em todo o mundo e criar redes entre eles, e ao mesmo tempo alargar o âmbito de influência da spoga+gafa
Uma fase inicial de teste e sondagem de necessidades foi já implementada com êxito, tendo
despertado um grande interesse junto de expositores e comerciantes – os pormenores a este respeito serão divulgados em breve.
Stefan Lohrberg Diretor da spoga+gafa fez apresentação da programação detalhada para Junho e os números são animadores: 1500 expositores de 65 países com empresas Europeias, da América do Norte e Oceânia a aumentarem o seu espaço de exposição e as empresas chinesas também estão a reservar espaço. São 200 000 m2 cm muito para contar e numa data completamente diferente das edições anteriores.
Excecionalmente em 2022, o evento Pop-Up «Home meets spoga+gafa», dedicado ao mundo do mobiliário de interior, complementa o segmento do mobiliário da spoga+gafa. Todo o conjunto indoor e outdoor será, assim, exibido no mesmo local, no pavilhão 4.2. Não será alheia a tendência de design de cada vez mais os espaços, dentro e fora se confundirem e acontecerem em continuidade.
O programa da spoga+gafa define novas tendências, como se vê, por exemplo, no programa das conferências, com claro destaque para os desafios atuais sentidos no setor nomeadamente no que diz respeito às as cadeias de fornecimento e ao e-commerce.
O «Boulevard of Ideas» e o fórum de tendências «Outdoor Lifestyle» apresentam exposições especiais com o intuito de realçar produtos individuais focados nas tendências da sustentabilidade, urbanização, Silver Society (gerações mais velhas) e individualização de produtos.
«Sustainable Gardens»
A feira é consagrada ao lema – mais importante do que nunca – dos jardins sustentáveis. Visitas guiadas por todo o recinto, entre outros acontecimentos, bem como apresentação de produtos e soluções que contribuem e auxiliam ativamente rumo a uma transformação sustentável do setor verde vão estar em destaque.
Mas haverá muito mais: o Gardena Award que vai escolher entre 10 novas start ups a acontecer na Start Up Village; as POS (points of sale) Green Solutions – Indoor Gardening e Outdoor Gardening;
Best Garden Center Award e visitas guiadas a Centros de Jardinagem em Colónia.
Tudo a acontecer ao longo dos três dias da Spoga Gafa 2022. Definitivamente a não perder.
Revelado também o tema de 2023 “Social Gardens”, muito pertinente e o ano de 2024 promete uma celebração especial com a Koelnmesse a celebrar os 100 anos.
Saber mais em https://www.spogagafa.com
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.