Ao longo de fevereiro, há visitas guiadas a quatro coleções de camélias, com destaque para duas quintas privadas, que abrem portas de forma inédita – a Quinta do Relógio e a Quinta da Cabeça. No último fim de semana, dias 22 e 23, a Exposição de Camélias regressa ao Parque da Pena, com entrada livre
Não há inverno que ofusque o encanto de Sintra. Para isso, muito contribuem as cameleiras em flor, que, nesta época do ano, adornam os jardins e quintas da região com as suas cores e formas, inspirando bailes e festas. Em fevereiro, com o intuito de divulgar este património botânico e contribuir para a sua aproximação ao grande público, a Parques de Sintra, em colaboração com a Associação de Proprietários de Quintas na Serra de Sintra e com a Associação Portuguesa de Camélias, promove uma programação especialmente dedicada à flor que se tornou num ex-libris do inverno sintrense.
Nos quatro sábados do mês, a beleza e a diversidade destas flores poderão ser apreciadas em visitas guiadas às coleções de camélias da Vila Sassetti, do Parque da Pena, sob gestão da Parques de Sintra, e de duas quintas privadas, que abrem portas de forma inédita: a Quinta do Relógio e a Quinta da Cabeça. A celebração culmina com a realização da XII Exposição de Camélias, na Abegoaria do Parque de Pena, no fim de semana de 22 e 23. O programa completa-se com uma visita especialmente pensada para famílias com crianças, que inclui um ateliê de origami.
Em Sintra, existem cerca de 200 quintas, muitas das quais incluem notáveis coleções de camélias. No ano em que se comemora o 30º aniversário da classificação da Paisagem Cultural de Sintra pela UNESCO, a Parques de Sintra convida o público a conhecer quatro dessas coleções nos quatro sábados do mês.
A primeira visita é já no dia 1 de fevereiro, às 11h00, e decorre na Quinta do Relógio. O local é, desde o século XIX, marcado pela presença de um pavilhão neo-mourisco. Nas últimas décadas de oitocentos desenvolveu-se na propriedade um jardim privado onde, junto de um grande lago, foram plantadas espécies raras como magnólias, araucárias, sequoias e fetos arbóreos, entre dezenas de camélias e de fúcsias. Os jardins encontram-se na fase final de recuperação e abrem a título excecional para esta visita.
No dia 8 de fevereiro, também às 11h00, a visita é à coleção de camélias do jardim romântico da Vila Sassetti. Neste espaço com forte carga cénica, construído sob orientação de Luigi Manini, também a camélia é protagonista, sendo possível apreciar uma coleção de cultivares de origem italiana, que acompanha a arquitetura da casa com a sua torre circular ao estilo românico lombardo, em tons terracota.
Segue-se no dia 15 de fevereiro, à mesma hora, uma vista inédita à coleção de camélias Quinta da Cabeça, cujos edifícios mais antigos são dependências agrícolas medievais. Os jardins da quinta desenvolvem-se em patamares, o que sugere uma sucessiva ocupação dos antigos talhões agrícolas pelas zonas ajardinadas, pontuadas por camélias.
Esta série de quatro visitas guiadas termina, a 22 de fevereiro, às 15h30, com um percurso no Jardim das Camélias do Parque da Pena, que apresenta uma coleção notável iniciada por D. Fernando II no século XIX e que é distinguido, desde 2014, pela International Camellia Society como Jardim de Camélias de Excelência. Atualmente, e após várias campanhas de valorização deste património botânico levadas cabo pela Parques de Sintra, a coleção de camélias do Parque da Pena é composta por 3 858 plantas adultas, incluindo 441 identificadas pelos nomes de cultivares atribuídos no século XIX. A visita inicia-se apreciando as flores em exposição na Abegoaria do Parque da Pena, de onde se segue para o Jardim das Camélias.
Abegoaria do Parque da Pena acolhe XII Exposição de Camélias
Coincidindo com o pico da floração, a Parques de Sintra promove, anualmente, uma exposição das mais belas coleções de camélias da região. Este ano, a décima segunda edição do evento decorre no fim de semana de 22 e 23 de fevereiro, na Abegoaria do Parque de Pena.
No dia 22, sábado, a exposição está aberta entre as 13h00 e as 17h00. Às 14h30, serão revelados os exemplares de camélias vencedores nas quatro categorias a concurso: “Melhor Camélia em exposição”, “Melhor espécie de Camélia em exposição”, “Melhor cultivar portuguesa de Camélia em exposição” e “Melhor Camelia reticulata em exposição”.
No domingo, dia 23, o evento decorre entre as 10h00 e as 17h00. Também neste dia, às 10h30, realiza-se uma visita ao Jardim das Camélias do Parque da Pena concebida para os mais jovens. Depois de conhecerem melhor estas flores originárias do Oriente, os participantes serão convidados a fazer flores em origami durante um ateliê criativo.
A exposição é de entrada livre, mediante a aquisição de bilhete para o Parque da Pena, espaço que, tal como o restante património gerido pela Parques de Sintra, é de acesso gratuito aos domingos e feriados para residentes em Portugal.
A participação nas quatro visitas guiadas às coleções de camélias e na visita para famílias com ateliê de origami requer a aquisição antecipada de bilhete pelo valor simbólico de 1€. Os ingressos estão disponíveis no site da Parques de Sintra em: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/exposicao-de-camelias-2025/
Os bilhetes para as visitas guiadas agendadas para o Parque da Pena nos dias 22 e 23 de fevereiro dão acesso ao Parque da Pena, à exposição e ao estacionamento da Tapada do Mouco, localizado a 600 metros do portão do Chalet da Condessa d’Edla (limitado ao espaço existente).
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.