O Parque Terra Nostra acaba de apresentar a candidatura de um dos seus exemplares mais icónicos – a Araucária (Araucaria heterophylla), carinhosamente apelidada de “Senhora do Parque” – ao concurso nacional “Árvore do Ano 2026”.
Os 52 metros de altura da “Senhora do Parque” fazem deste exemplar uma das Araucárias mais altas do mundo. Testemunho vivo da herança natural e cultural do arquipélago, esta árvore conta com dois séculos de história. Ergue-se majestosa no coração do Vale das Furnas, engrandecida pelos vapores termais.
“Do alto dos seus 52 metros, sendo umas das mais altas do Mundo, já testemunhou momentos de dança e música, visitas da realeza e o espanto de milhares que nos visitam.”, afirma Gonçalo Nuno Lopes, Front Office Manager do Parque Terra Nostra. “Esta candidatura é um tributo à sua história e uma oportunidade para mobilizarmos a comunidade em torno da valorização do nosso património arbóreo. Convidamos todos a votar neste monumento vivo”.
A candidatura a Árvore do Ano obedece a critérios que ultrapassam a dimensão ou a idade dos exemplares. Foca-se na história e nas relações da árvore com as pessoas e a comunidade, um critério no qual a “Senhora do Parque” se destaca pela sua presença inconfundível.
De Portugal para a Europa
A Árvore do Ano é uma iniciativa nacional que visa promover a importância das árvores antigas na herança cultural e natural. O exemplar vencedor vai representar Portugal no prestigiado concurso Árvore Europeia do Ano, em Bruxelas, durante o primeiro trimestre de 2026.
As votações nacionais já se encontram disponíveis aqui e decorrem até ao dia 7 de janeiro do próximo ano. O anúncio do vencedor tem lugar no dia 12 do mesmo mês.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.