Portal do Jardim.com

Criar um Jardim Com e Para Crianças

[img]https://www.portaldojardim.com/artigos/plantas_saberes/jardinscriancas030307/abertura.jpg[/img]

[b]Os projectos de jardinagem nas escolas, só fazem sentido quando têm em conta as crianças com todos os seus sentidos.[/b]

A criança não precisa só de ver coisas bonitas, flores coloridas, relva verde, árvores cuidadas…
A criança precisa interagir, sentir-se parte integrante de todo o processo criativo da horta e do jardim, enfim de todo o espaço exterior da sua escola, que é tal como o interior, um espaço de crescimento e aprendizagem.

A criança precisa de mexer, fazer crescer, semear, misturar as suas mãos na terra fria, quente, molhada, seca, lamacenta, etc.
O jardim na escola tem que ser um jardim de cheiros, deviam lá constar as alfazemas, o alecrim, lúcia –lima, cidreira, oregãos, tomilhos, erva-príncipe, salva, jasmim, gerânios, tem que haver muita diversidade de aromas, cores, formas, texturas.

O jardim da escola, tem que ser um jardim útil, com o qual a criança sabe que pode contar para um cházinho contra as más disposições, os frios de inverno ou simplesmente uma tissana refrescante de erva príncipe nos dias mais quentes…
Com as alfazemas podem confeccionar-se um sem número de prendinhas para os dias de festas especiais…
É necessário e urgente que a criança sinta que o jardim é um espaço criado por ela e para ela.

O jardim é um espaço mágico onde as mãos e o coração das crianças fazem brotar flores, aromas, texturas e cores.
Saibamos então honrar esse espaço criando-o com as crianças e para as crianças, com todo o respeito e amor que elas merecem.