Portal do Jardim.com

Pragas e Doenças: Oídio

Apareceu uma penugem branca, nas folhas das suas roseiras, ou nos pepinos da sua horta caseira? O mais provável é que se trate de oídio, um dos fungos mais comuns do jardim.

Há soluções para esta questão, tanto para prevenir como para tratar. Antes de mais, este fundo desenvolve-se em zonas ricas em humidade e é mais comum na Primavera, onde os dias de chuva e calor se intercalam, produzindo as condições óptimas para o desenvolvimento das esporas.

Assim e para prevenção, evite a rega excessiva, sobretudo sobre as folhas, dando prioridade a rega gota-a-gota, ou apontando à raíz da planta. Também poderá aumentar o espaço entre as plantas de modo a melhorar a circulação de ar. Pode ainda pulverizar preventivamente com enxofre as plantas mais vulneráveis a este tipo de problema.

Se as suas plantas já estão com sinais de oídio, a solução poderá mesmo passar por pulverizações de enxofre cedo de manhã.

Há ainda um outro recurso, cada vez mais em voga em jardinagem biológica: a associação de plantas. Neste caso, plante Alho (Allium sativum) junto ao roseiral para afastar o oídio. Tome em conta a flor deste bolbo e pode ainda conseguir juntar o útil ao agradável: plante-o num local onde se enquadre no seu esquema de plantação e acaba de ganhar uma ornamental que tem o potencial de lhe poupar várias dores de cabeça.