A CARREGAR

Type to search

A Poda do Bonsai

A poda em Bonsai desempenha um papel fundamental para a manutenção estética da planta, à imagem das restantes técnicas utilizadas em Bonsai ela reveste-se de métodos específicos da arte.

Através da poda (entre outras técnicas mais) modelamos e mantemos a forma da árvore conferindo o aspecto que “queremos”, obtemos ainda a diminuição da dimensão das folhas e dos entrenós (espaço entre folhas), estimula a densidade da planta (aumenta o n.º de folhas) e redistribuimos a energia no Bonsai.

O principio aplicado na poda de Bonsai è muito semelhante ao aplicado na poda de sebes, cortando os gomos apicais (dominantes) a sua energia estimula gomos axilares, os quais produzem folhas de dimensões mais reduzidas e com entrenós mais pequenos, desta forma conseguimos a subdivisão das pernadas o que aumenta a densidade da planta.

Em Bonsai existem diferentes tipos de podas, consoante os objectivos desejados e a espécie a aplicar.

cortar raizes_m.jpgPoda Radicular – Efectua-se durante o transplante, incide sobre as raízes mais grossas (sustentação) com o intuito de estimular as mais finas (captação).

Nesta poda devemos uma tesouras de poda grossa ou alicates de poda raízes, estes têm um angulo de corte recto (não fica uma concavidade como nos alicates de podar ramos), este tipo de corte estimula emissão de raízes novas na zona de corte.

poda forma._m.jpgPoda de Formação – poda forte que visa a criação de um Bonsai, ou reformulação estética de uma árvore alterando-lhe a sua forma, esta poda consiste em cortar ramos grossos da planta, pode ser realizada com o auxilio de alicates e serras próprias para Bonsai.

Após a remoção da pernada devemos aprofundar o corte com um alicate de corte côncavo que facilitará a cicatrização, nos cortes com calibres superiores a 5 mm devemos aplicar cicatrizantes para estimular a cicatrização e proteger contra fungos e insectos.

poda manu._m.jpgPoda de Manutenção – este tipo de poda incide sobre os crescimento novos da planta, visa a manutenção da forma da planta, a diminuição das suas folhas e do espaço dos entrenós e finalmente o controle das pernadas energéticamente dominantes “fortalecendo” as mais fracas, realiza-se com tesouras e em alguns casos com as mãos.

metsumi_m.jpgEliminação dos apicais (Metsumi em japonês) – Esta técnica consiste na remoção somente do gomo apical da planta, logo na fase inicial de crescimento da pernada (após emissão de 1 ou 2 pares), desta forma conseguimos manter a forma de um Bonsai por mais tempo e conseguir folhas de dimensões reduzidas.

Esta técnica é especifica para Bonsai esteticamente muito finalizados aos quais nos interessa manter a forma estável o máximo de tempo possível, e em espécies de folha grande e que apresentam um crescimento foliar dominante na brotação Primaveril (ex: ficus, macieiras, Acer, Faias, etc…)

juniperus_m.jpgPoda de Escamiformes – plantas cujas folhas são parecidas com escamas (ex.:juniperus, criptomérias, chamaeciparis, etc.), estas plantas são podadas com as pontas dos dedos como que beliscando-as, utiliza-se este processo pois se forem podadas com tesouras a zona de corte fica toda amarela e seca.

pinus_m.jpgPoda de pinheiros – os pinheiros são podados na altura em que começam a emitir as “velas” (zona de crescimento dos novos gomos) mas antes destas pararem o seu crescimento e se começarem a alongar as agulhas, ao se realizar a poda (com as pontas dos dedos) nesta fase do crescimento estimularemos a emissão de vários novos gomos subdividindo desta forma a pernada e aumentando a densidade da planta.

defoliacao_m.jpgDefoliação – Ainda que não seja propriamente uma poda poderemos agrupá-la neste artigo, ela aplica-se a plantas de folhas grandes e visa reduzir a dimensão da folha e melhorar a coloração outonal (ex. Acer).

Consiste na eliminação total das folhas deixando os (pecíolos das mesmas), aplica-se numa fase de crescimento da planta em que a folha já tenha maturado e os gomos folheares do ano seguinte se tenham formado, em Portugal é em volta do mês de julho.

Muitas vezes aproveitamos esta altura para aramar a planta visto ser mais fácil realizar esta tarefa.

A defoliação quando aplicada parcialmente (removendo as folhas das pernadas mais fortes e deixando nas mais fracas) serve para equilibrar a energia da planta e fortalecer as zonas débeis da planta.

Em parceria com:

A LUSO BONSAI é a única empresa Portuguesa exclusivamente dedicada a Bonsai seus produtos e acessórios, opera no mercado profissional (com distribuição em todo o pais) e no mercado do Público.

Visite a Luso Bonsai (agora também com venda ao público no Montijo), a partir de 2 de Fev. de 2009, de 2ª a 6ª feira das 9h às 13h e das 14h às 18h, e sábados das 9h30m às 13h, excepto feriados. Saiba mais em www.luso-bonsai.com.

Tags:

9 Comments

  1. Vitorio Jonas Schiavon 11 de Novembro de 2010

    Bom dia! Achei ótima a dica sobre a poda dos gomos apicais. Parabèns pelo site!
    Atenciosamente

    Responder
  2. Adilson Simões 13 de Setembro de 2011

    a pouco tempo comprei um bonsai de apenas 5 anos,quando eu poderei fazer a poda do mesmo,o bonsai e um shimpaku.

    Responder
  3. Juarez Azevedo de souza 13 de Outubro de 2012

    Bom Dia! Ganhei de uma sobrinha um bonsai de ARAÇA, gostaria de saber como podar e cuidar dele. Desde ja agradeço pela atenção.

    Responder
  4. LEONARDO 9 de Outubro de 2013

    bOM DIA! COMPREI UM BONSAI DE ARAÇA E GOSTARIA DE AJUDA PARA SABER COMO PODAR E CUIDAR DO MESMO. DESDE JÁ MUITO OBRIGADO!

    Responder
  5. paulo trilho 4 de Dezembro de 2013

    Boa tarde, gostava que, me esclarecessem sobre uma questão, os componentes de composto que, se colocam
    no vaso quando se transplanta um bonsai, são misturados ou têm uma ordem, se têm no caso do Acer e, do Ulmos como hei-de fazer ?

    Atenciosamente

    Paulo Trilho

    Responder
  6. maria de lourdes bispo miranda 20 de Abril de 2014

    comprei um bonsai araçá e gostaria de saber como poda lo.

    Responder
  7. william 25 de Abril de 2014

    muito bom o comentario sobre poda estão de parabens!!!!

    Responder
  8. patricia 25 de Abril de 2015

    boa tarde tenho um bonsai de araça ja com frutas no pe mais esta nascendo folhas seca e parece que tem frutas querendo cair oque devo fazer? Obrigada

    Responder
  9. Vanderli Oliveira 30 de Março de 2016

    Como cuidar/podar.Obrigado.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo