Portal do Jardim.com

Pérgolas: Escolha o Melhor para o Seu Jardim!

Hoje em dia há pérgolas para todos os gostos. Existem no entanto questões que têm que ser respondidas antes de escolher: o que pretendemos; em que forma; em que material e para que função?

Como estruturas para sombra, para delinear espaços ou até apenas por mera estética, pérgolas estão associadas a uma imagem de jardim muito tradicional e clássico, mas a pérgola tem evoluído, não só nos materiais de construção mas também em estilo e função.

A pérgola deve complementar o estilo do jardim. A maneira como é construída, as juntas do material, todos os mínimos detalhes contam no impacto da estrutura e como enquadra o resto do espaço que a rodeia.

A pérgola pode ter diversas funções; direccional em caminhos ou pontos de vista que se queiram salientar num jardim, chamadas estruturas dinâmicas; como suporte para plantas especialmente vinha e trepadeiras; como delineação de espaço para criar divisões no próprio jardim, as chamadas pérgolas estáticas; como zonas de sombra durante os meses mais quentes do ano e estruturas que resguardam a privacidade, especialmente em jardins e terraços urbanos onde uma pérgola dá uma certa intimidade.

Trepadeiras usadas como cobertura na pérgola criam sombras interessantes, e ideal se queremos naturalizar a estrutura temos ainda a vantagem de que o crescimento vertical das plantas é uma solução em sítios pequenos para poupar espaço.

Outro factor a ter em conta é o peso da planta e o seu crescimento, por exemplo plantas de folha persistente podem criar demasiada sombra que não queremos, ou os seus troncos ficarem demasiado lenhosos para a estrutura da pérgola. Para pérgolas que tem como função somente o suporte de plantas, o metal é normalmente o material de escolha, cabos de aço tornam a estrutura praticamente invisível dando todo o destaque à trepadeira.

Em espaços grandes que pela sua dimensão se tornam desconfortáveis, a pérgola tem a vantagem de os humanizar criando espaços mais á dimensão humana que nos acolhem com conforto. Em espaços urbanos o uso da proporção da pérgola é feito na horizontal, o facto de termos um “tecto” à escala humana.

As pérgolas estão também muitas vezes associadas a decks, aqui o peso é um factor muito importante assim com as junções. Para um design bem conseguido os detalhes são fundamentais, e normalmente estes dois elementos são construídos no mesmo material.

Contrastes podem também ser criados usando cor na pérgola e jogando com as cores das flores das trepadeiras plantadas, ou com outras estruturas e muros no jardim. Mas o conceito por detrás do design deve manter todos estes aspectos unificados.

Consulte um especialista para aconselhamento mais personalizado sobre o que melhor se adequa ao seu espaço. Antes de tomar qualquer decisão procure várias imagens de pérgolas e veja o que lhe agrada mais.

Algumas marcas e empresas mais conhecidas:

Lindy Velas; Alaire; Gandia Blasco; Greendecor; Pircher; Hillhout; Carmo; La Pergola