A CARREGAR

Type to search

Pérgolas: Escolha o Melhor para o Seu Jardim!

Hoje em dia há pérgolas para todos os gostos. Existem no entanto questões que têm que ser respondidas antes de escolher: o que pretendemos; em que forma; em que material e para que função?

Como estruturas para sombra, para delinear espaços ou até apenas por mera estética, pérgolas estão associadas a uma imagem de jardim muito tradicional e clássico, mas a pérgola tem evoluído, não só nos materiais de construção mas também em estilo e função.

A pérgola deve complementar o estilo do jardim. A maneira como é construída, as juntas do material, todos os mínimos detalhes contam no impacto da estrutura e como enquadra o resto do espaço que a rodeia.

A pérgola pode ter diversas funções; direccional em caminhos ou pontos de vista que se queiram salientar num jardim, chamadas estruturas dinâmicas; como suporte para plantas especialmente vinha e trepadeiras; como delineação de espaço para criar divisões no próprio jardim, as chamadas pérgolas estáticas; como zonas de sombra durante os meses mais quentes do ano e estruturas que resguardam a privacidade, especialmente em jardins e terraços urbanos onde uma pérgola dá uma certa intimidade.

Trepadeiras usadas como cobertura na pérgola criam sombras interessantes, e ideal se queremos naturalizar a estrutura temos ainda a vantagem de que o crescimento vertical das plantas é uma solução em sítios pequenos para poupar espaço.

Outro factor a ter em conta é o peso da planta e o seu crescimento, por exemplo plantas de folha persistente podem criar demasiada sombra que não queremos, ou os seus troncos ficarem demasiado lenhosos para a estrutura da pérgola. Para pérgolas que tem como função somente o suporte de plantas, o metal é normalmente o material de escolha, cabos de aço tornam a estrutura praticamente invisível dando todo o destaque à trepadeira.

Em espaços grandes que pela sua dimensão se tornam desconfortáveis, a pérgola tem a vantagem de os humanizar criando espaços mais á dimensão humana que nos acolhem com conforto. Em espaços urbanos o uso da proporção da pérgola é feito na horizontal, o facto de termos um “tecto” à escala humana.

As pérgolas estão também muitas vezes associadas a decks, aqui o peso é um factor muito importante assim com as junções. Para um design bem conseguido os detalhes são fundamentais, e normalmente estes dois elementos são construídos no mesmo material.

Contrastes podem também ser criados usando cor na pérgola e jogando com as cores das flores das trepadeiras plantadas, ou com outras estruturas e muros no jardim. Mas o conceito por detrás do design deve manter todos estes aspectos unificados.

Consulte um especialista para aconselhamento mais personalizado sobre o que melhor se adequa ao seu espaço. Antes de tomar qualquer decisão procure várias imagens de pérgolas e veja o que lhe agrada mais.

Algumas marcas e empresas mais conhecidas:

Lindy Velas; Alaire; Gandia Blasco; Greendecor; Pircher; Hillhout; Carmo; La Pergola

Tags:

Talvez goste deste artigo

4 Comments

  1. delfina 13 de Fevereiro de 2009

    Acho este, sitte dos melhores neste tema de jardinagem, MUITOS PARABÉNS.

    Responder
  2. luis cunha 9 de Março de 2009

    Caros senhores:

    Será que me podem elucidar sobre que trepadeiras devo usar para cobertura de uma pérgula, com uma área aproximada de 36m2(6×6)? E quanto tempo será legítimo esperar que cresça por forma a criar sombra?
    Muito obrigado,

    Luís Cunha

    Responder
  3. Teresa Morais da Costa 12 de Setembro de 2010

    Boa tarde
    Tenho um apartamento em Queijas, Oeiras, com uma terraço rectangular de 70m2 ladeado por floreira em 3 dos lados. Pretendia decora-lo com flores-arbustos e uma pergola (sendo que esta não poderá estar “aparafusada” directamente ao chão).
    Agradecia a vossa ajuda para referências.
    Os meus cumprimentos
    Teresa Morais da Costa

    Responder
  4. REGINALDO 19 de Março de 2011

    numa pergola com cobertura de vidro eu devo usar uma trepadeira sobre ou sob o vidro. E qual é a melhor planta a usar?
    Tenho receio da sugeira que pode fazer, com a queda de folhas e galhos.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo