Hoje em dia há pérgolas para todos os gostos. Existem no entanto questões que têm que ser respondidas antes de escolher: o que pretendemos; em que forma; em que material e para que função?
Como estruturas para sombra, para delinear espaços ou até apenas por mera estética, pérgolas estão associadas a uma imagem de jardim muito tradicional e clássico, mas a pérgola tem evoluído, não só nos materiais de construção mas também em estilo e função.
A pérgola deve complementar o estilo do jardim. A maneira como é construída, as juntas do material, todos os mínimos detalhes contam no impacto da estrutura e como enquadra o resto do espaço que a rodeia.
A pérgola pode ter diversas funções; direccional em caminhos ou pontos de vista que se queiram salientar num jardim, chamadas estruturas dinâmicas; como suporte para plantas especialmente vinha e trepadeiras; como delineação de espaço para criar divisões no próprio jardim, as chamadas pérgolas estáticas; como zonas de sombra durante os meses mais quentes do ano e estruturas que resguardam a privacidade, especialmente em jardins e terraços urbanos onde uma pérgola dá uma certa intimidade.
Trepadeiras usadas como cobertura na pérgola criam sombras interessantes, e ideal se queremos naturalizar a estrutura temos ainda a vantagem de que o crescimento vertical das plantas é uma solução em sítios pequenos para poupar espaço.
Outro factor a ter em conta é o peso da planta e o seu crescimento, por exemplo plantas de folha persistente podem criar demasiada sombra que não queremos, ou os seus troncos ficarem demasiado lenhosos para a estrutura da pérgola. Para pérgolas que tem como função somente o suporte de plantas, o metal é normalmente o material de escolha, cabos de aço tornam a estrutura praticamente invisível dando todo o destaque à trepadeira.
Em espaços grandes que pela sua dimensão se tornam desconfortáveis, a pérgola tem a vantagem de os humanizar criando espaços mais á dimensão humana que nos acolhem com conforto. Em espaços urbanos o uso da proporção da pérgola é feito na horizontal, o facto de termos um “tecto” à escala humana.
As pérgolas estão também muitas vezes associadas a decks, aqui o peso é um factor muito importante assim com as junções. Para um design bem conseguido os detalhes são fundamentais, e normalmente estes dois elementos são construídos no mesmo material.
Contrastes podem também ser criados usando cor na pérgola e jogando com as cores das flores das trepadeiras plantadas, ou com outras estruturas e muros no jardim. Mas o conceito por detrás do design deve manter todos estes aspectos unificados.
Consulte um especialista para aconselhamento mais personalizado sobre o que melhor se adequa ao seu espaço. Antes de tomar qualquer decisão procure várias imagens de pérgolas e veja o que lhe agrada mais.
Algumas marcas e empresas mais conhecidas:
Lindy Velas; Alaire; Gandia Blasco; Greendecor; Pircher; Hillhout; Carmo; La Pergola
Licenciada em Garden Design BA (Hons) pela Universidade de Greenwich. Viveu em Inglaterra durante 6 anos em Tonbridge, Kent e voltou para Portugal em 2007, em Setembro desse ano foi publicado o primeiro número da revista Tudo Sobre Jardins, revista Portuguesa dedicada ao garden design e paisagismo. Em 2008 começou o seu próprio atelier de Garden Design, CatarinaGDesigns. O seu objectivo principal é dar a conhecer o mundo do Garden Design, uma disciplina incrível e ideal para aqueles que querem trabalhar no mercado residencial, num contacto mais próximo com o cliente e para quem gosta, para além das plantas claro, muito de decoração e complementos exteriores.
Actualmente participa regularmente neste Portal com artigos na área paisagística e é responsável editorial da revista Tudo Sobre Jardins. Website CatarinaGDesigns e Garden Design Tools.
Acho este, sitte dos melhores neste tema de jardinagem, MUITOS PARABÉNS.
Caros senhores:
Será que me podem elucidar sobre que trepadeiras devo usar para cobertura de uma pérgula, com uma área aproximada de 36m2(6×6)? E quanto tempo será legítimo esperar que cresça por forma a criar sombra?
Muito obrigado,
Luís Cunha
Boa tarde
Tenho um apartamento em Queijas, Oeiras, com uma terraço rectangular de 70m2 ladeado por floreira em 3 dos lados. Pretendia decora-lo com flores-arbustos e uma pergola (sendo que esta não poderá estar “aparafusada” directamente ao chão).
Agradecia a vossa ajuda para referências.
Os meus cumprimentos
Teresa Morais da Costa
numa pergola com cobertura de vidro eu devo usar uma trepadeira sobre ou sob o vidro. E qual é a melhor planta a usar?
Tenho receio da sugeira que pode fazer, com a queda de folhas e galhos.