Portal do Jardim.com

Da Semente à Mesa: Coentros.

Imagem: a2zumac-flickr

Os coentros crescem e dão semente muito rapidamente. Para garantir que não se acabam durante a estação, faça uma nova sementeira a cada 3 semanas.

Espalhe as sementes num canto do jardim que receba luz e tenha sombra, de preferência sol de manhã e sombra à tarde. Se ficarem muito à sombra, pode juntá-las bastante, pois as raízes manter-se-ão frescas na mesma. As sementes devem ficar cobertas de cerca de 1cm de terra.

A Primavera e o Outono sãs as melhores épocas para plantar coentros, porque o calor do verão acelera o processo de crescimento e muito rapidamente os nossos coentros espigam. Para um resultado perfeito, deverá ter a terra húmida, mas nunca encharcada.

Plantar

1.       Acrescente um pouco de composto ou “mulch” para acrescentar nutrientes e ao mesmo tempo oferecer uma camada extra de protecção às jovens raízes.

2.       Se os seus coentros começarem a espigar, arranque o botão antes que abra flor, com isso a planta vai direccionar energias para as folhas e raízes em vez de as utilizar nas flores e posteriores sementes.

3.       Se o tempo ajudar e sem mais tarefas para além de uma leve monda, dentro de dois meses poderá saborear coentros frescos.

Colher

1.       As folhas de coentro podem ser colhidas em qualquer altura, a partir do momento em que já tenham definidos os seus recortes característicos, no entanto, o ideal será esperar que o pé tenha cerca de 10cm, para obter das folhas todo o seu aroma.

2.       Colha as folhas mais antigas, dando assim tempo às mais novas de amadurecer e mantenha-as debaixo de olho, pois elas crescem muito rapidamente.

3.       Poderá colher folhas durante algum tempo antes que apareçam as primeiras flores e posteriores sementes. Pode optar por guardar as sementes para voltar a plantar ou então, reservas alguns grãos para relevar o sabor dos seus cozinhados.

4.       Para conservar coentros, o ideal será congelar folhas viçosas, uma vez que com a secagem perdem quase todo o sabor.

Cozinhar

Molho Mexicano para Churrasco

Ingredientes

2 c.sopa de azeite                      1 cebola média

1 pimento verde picado             4 tomates

2 pimentos vermelhos               1 c. de chá de açúcar

1 c. chá de mostarda                 1 pitada de pimenta

1 c. sopa de sumo de limão      Sal qb

1 c. sopa de coentros picados

Preparação

Aqueça o azeite numa frigideira, com lume forte, e acrescente a cebola e o pimento verde. Depois o tomate, esmagando-os um pouco e de seguida os restantes ingredientes. Deixe em lume brando durante cerca de 20 mn, até que todos os ingredientes estejam tenros, mas não desfeitos. Apague e acrescente os coentros picados.