Portal do Jardim.com

Rosa de Natal

Imagem: Apricot Café

Flores de Inverno raras, as helleborus, são apesar do seu ar frágil e delicado, capazes de desafiar o maior dos frios. Charmosas vivazes, a sua elegância apresenta-se aos nossos olhos em subtis tons de branco, cor-de-rosa, vermelhos, amarelos e verdes. Fascinantes, como todas as coisas raras, são um verdadeiro tesouro a descobrir e partilhar. Existem cerca de 15 variedades destas plantas generosas, que abrem as suas flores em pleno Inverno e enchem da sua beleza graciosa os nossos tristonhos jardins.

Floração

Se as noites de Outono forem realmente frescas, poderá contar com estas flores para o Natal. Se ao contrário, as noites entre fins de Agosto e Setembro forem amenas, só as verá aparecer no novo ano.

Lenda da Rosa de Natal

Na noite do nascimento de Cristo, uma pequena pastora que guardava o seu rebanho viu passar vários pastores e os Reis Magos, carregados de presentes. Os Reis levavam ricas ofertas, ouro, incenso, mirra, os pastores levavam mel e frutas e ela, triste e desconsolada, não tinha nada que oferecer a este ser tão especial, nem uma singela flor, porque tudo estava coberto de neve. Então, perante a tristeza da pequena pastora, um anjo passou levemente a mão sobre a neve e aí apareceu uma bela flor, de pétalas brancas sombreadas: A rosa de Natal.

Curiosidades

Familia: Ranunculaceae

Sinonímias: Nome Comum: Besteira; Erva-besteira; Erva-dos-besteiros;

Origem e Distribuição Geográfica: W e S Europa e N Marrocos

Habitat: Relvados húmidos, ruderal e rupícola

Epoca de Floração: Dezembro – Junho