Portal do Jardim.com

Bonsai: Cuidados de Cultivo para o Ligustrum Sinensis

Cuidados de Cultivo para o Ligustrum Chinensis

NOME COMUM – Ligustrum Chinês

NOME CIENTÍFICO – Ligustrum ovalifolium chinensis

FAMILIA – Oleaceae

ORIGEM – China, Japão e Europa

CARACTERIZAÇÃO

Arbusto de folha perene, ovalada e média, com flores brancas no Verão (raro ocorrer em Bonsai devido às podas de manutenção, em que não permitimos a floração que é apical). Algumas espécies são de folha caduca (mas não esta), existe uma variedade em que o bordo da folha é branca (variegata).

LOCALIZAÇÃO

É uma das várias espécies de dupla localização, mas pode viver perfeitamente todo o ano no exterior, quando no interior, gostam de estar em exposições soalheiras, sem climatização.

REGA

Devido à constituição da folha tem um elevado consumo de água no verão, no inverno a rega deve ser moderada.

NUTRIÇÃO

O ligustrum cresce rapidamente pelo que tem de ser vigorosamente nutrido, devendo receber adubo e vitaminas desde Fevereiro a Novembro, dado o seu rápido crescimento foliar beneficia da aplicação de um reforço de micronutrientes ao longo de toda a época de crescimento, desta forma evitaremos carências.

TRANSPLANTE

Visto ter um rápido crescimento radicular (maioritáriamente constituido por raizes finas) é aconselhável transplantá-lo de dois em dois anos, para uma Mistura Universal para Bonsai entre Fevereiro e Março.

MODELAÇÃO

Deve ser podado de manutenção ao longo de toda a época de crescimento, pode ser aramado durante a primavera e outono, tendo cuidado com a fina pele.

PROPAGAÇÃO

O método mais utilizado é por estaca de brotes novos durante a primavera.