A CARREGAR

Type to search

Bonsai: Cuidados de Cultivo para o Ligustrum Sinensis

Cuidados de Cultivo para o Ligustrum Chinensis

NOME COMUM – Ligustrum Chinês

NOME CIENTÍFICO – Ligustrum ovalifolium chinensis

FAMILIA – Oleaceae

ORIGEM – China, Japão e Europa

CARACTERIZAÇÃO

Arbusto de folha perene, ovalada e média, com flores brancas no Verão (raro ocorrer em Bonsai devido às podas de manutenção, em que não permitimos a floração que é apical). Algumas espécies são de folha caduca (mas não esta), existe uma variedade em que o bordo da folha é branca (variegata).

LOCALIZAÇÃO

É uma das várias espécies de dupla localização, mas pode viver perfeitamente todo o ano no exterior, quando no interior, gostam de estar em exposições soalheiras, sem climatização.

REGA

Devido à constituição da folha tem um elevado consumo de água no verão, no inverno a rega deve ser moderada.

NUTRIÇÃO

O ligustrum cresce rapidamente pelo que tem de ser vigorosamente nutrido, devendo receber adubo e vitaminas desde Fevereiro a Novembro, dado o seu rápido crescimento foliar beneficia da aplicação de um reforço de micronutrientes ao longo de toda a época de crescimento, desta forma evitaremos carências.

TRANSPLANTE

Visto ter um rápido crescimento radicular (maioritáriamente constituido por raizes finas) é aconselhável transplantá-lo de dois em dois anos, para uma Mistura Universal para Bonsai entre Fevereiro e Março.

MODELAÇÃO

Deve ser podado de manutenção ao longo de toda a época de crescimento, pode ser aramado durante a primavera e outono, tendo cuidado com a fina pele.

PROPAGAÇÃO

O método mais utilizado é por estaca de brotes novos durante a primavera.

Tags:

Talvez goste deste artigo

9 Comments

  1. Cristiano Manuel de Sousa Machado 29 de Abril de 2010

    Gosto de ver os Bonsai e saber como se devem tratar só é pena o seu preço para um reformado que adora plantas

    Responder
  2. Sandra Rocha 26 de Maio de 2010

    Não os acho caros, quando pequenos é claro, só não compro os adultos não pelo valor que sei os anos que demoraram a chegar a esse tamanho mas por receio de morrerem, enquanto que os outros se morrer são 15 ou 20 € que se perdem 🙂

    Responder
  3. maria de fatima 22 de Agosto de 2011

    qual a época certa para podas de plantas?

    Responder
  4. Idalina Xavier 19 de Outubro de 2011

    Boa tarde,
    gostaria de saber os cuidados que devo ter com os meus dois Bonsais Ligustrum sinensis. Encontrei-os numa loja em que não tiveram os devidos cuidados no Verão e perderam grande parte das folhas só que fiquei com pena e “resgatei-os” com esperança que fiquem melhores. Onde vivo não temos lojas especializadas em Bonsais. Obrigada pela atenção

    Responder
  5. Idalina Xavier 19 de Outubro de 2011

    Quem souber pode responder para idalina_26@hotmail.com será mais fácil, muito obrigada desde já pela atenção

    Responder
  6. Teresa 24 de Outubro de 2011

    Olá.
    Há pouco tempo, um mês ofereceram-me um Ligustrum Sinensis.
    Pelo que pesquisei e pelo que me informaram, esta espécie é de folha perene, isto é, nao cai. Mas, ao meu todas as folhas que ele possuía cairam.
    Com a pouca, ou melhor, nenhuma experiencia que tenho, tentei que as folhas nao caissem, mas em vão, pois nenhuma se manteve no bonsai.
    Gostaria que me informassem o que ainda posso fazer para não perder o bonsai de vez. Ele é de 2001 e a ultima coisa que queria era nao o conseguir manter por mais uns bons 10 anos (e mais anos) nas minhas maos. 🙂
    Por favor respondam para teresalserrao@gmail.com

    Obrigada pela atenção.

    Responder
  7. Guilherme 21 de Março de 2012

    Tb tenho um Ligustrum Sinensis que comprei pelo mesmo motivo da Idalina. Segundo li num site da especialidade não se deve comprar a estes vendedores pois eles vão continuar o desleixo. Têm uma certa razão…

    Comprei o 1º bonsai há 15 dias e o 1º Ligustrum há 1 semana mas já comecei a estudar sobre bonsais há uns 2 meses. Só para dizer que não sou especialista…

    No site http://artedobonsai.no.sapo.pt/ligustrum.htm (acho que é a única árvore cuja ligação ainda não se perdeu), indicam que em climas frios as folhas pode cair. Dá outras informações sobre esta árvore…

    Até agora tenho reunido toda a informação da net e ponho num ficheiro para cada exemplar. Depois também pretendo consultar as lojas onde compro e onde farei workshops.

    Responder
  8. Guilherme 21 de Março de 2012

    Tb poderão tirar algumas ideias do que poderá estar a correr mal e de como resolver:

    http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=69&t=5605

    Responder
  9. Rui 12 de Dezembro de 2015

    Olá boa tarde a todos,a pouco também adquiri um lingustrum que tem 35 e ao que parece me estar muito saudável eu vivo no Alentejo que é de temperaturas inesperadas ora esta muito calor ora esta muito frio, apaixonei me pouco por esta arte e queria aprender um pouco mais sobre isto pois não quero que o meu bonsai morra pois já tem muitos anos e quero que tenho mais, ainda para mais na zona onde vivo não existem formacoes nem nada do género poderiam me dar algumas dicas? Obrigado

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo