Portal do Jardim.com

Azálea

Planta da família das ericáceas, originária do Sudoeste Asiático, esta planta é na verdade um rododendro que se distingue dos outros pelo seu tamanho de crescimento e pela flor. Os rododendros desenvolvem inflorescências, enquanto a maioria das azáleas têm florações terminais – uma para cada talo. Apesar disso, nascem tantas flores que durante as estações em que florescem formam uma sólida massa colorida cujas flores variam entre magenta, vermelho, laranja, cor de rosa, amarelo, lilás e branco. São criadas várias variedades desta planta por ano.

Plantação e Multiplicação

A azálea gosta de terra ácida bem drenada e com bastante húmus. Para evitar ver a sua azálea perecer rapidamente, assegure-se que a terra não tem calcário.

Em vaso, faça uma mistura de terra para acidófilas com 20% de turfa e 20% de composto, para reter a humidade porque estas plantas agradecem uma terra relativamente húmida ao longo do ano.

A azálea não gosta de ventos frios e não suporta sol directo muito forte.

Planta-se na Primavera ou no Outono e multiplica-se por estaca.

Cuidados

Não regar com água calcária.

Na Primavera, acrescentar composto, em superfície.

Lembre-se do mulching! Vai manter a terra fresca mesmo durante o Verão.

Durante o Verão, também, modere as regas e os fertilizantes azotados ou terá um arbusto com bastante mais folhas do que flores e, o ponto forte destas plantas plantas são, sem dúvida, as suas flores chamativas.

Pragas e Doenças

A azálea resiste a quase todos os predadores.

O excesso de água, no entanto, provocará manchas castanhas nas folhas. Se for o caso, deverá reduzir drasticamente a rega e tratar a planta contra o fungo.

Se as raízes entrarem em contacto com calcário, as folhas ficarão muito rapidamente amareladas. Procure combater este sintoma com ferro.

IMPORTANTE : esta planta é tóxica (por ingestão das folhas).