A CARREGAR

Type to search

Planta da família das ericáceas, originária do Sudoeste Asiático, esta planta é na verdade um rododendro que se distingue dos outros pelo seu tamanho de crescimento e pela flor. Os rododendros desenvolvem inflorescências, enquanto a maioria das azáleas têm florações terminais – uma para cada talo. Apesar disso, nascem tantas flores que durante as estações em que florescem formam uma sólida massa colorida cujas flores variam entre magenta, vermelho, laranja, cor de rosa, amarelo, lilás e branco. São criadas várias variedades desta planta por ano.

Plantação e Multiplicação

A azálea gosta de terra ácida bem drenada e com bastante húmus. Para evitar ver a sua azálea perecer rapidamente, assegure-se que a terra não tem calcário.

Em vaso, faça uma mistura de terra para acidófilas com 20% de turfa e 20% de composto, para reter a humidade porque estas plantas agradecem uma terra relativamente húmida ao longo do ano.

A azálea não gosta de ventos frios e não suporta sol directo muito forte.

Planta-se na Primavera ou no Outono e multiplica-se por estaca.

Cuidados

Não regar com água calcária.

Na Primavera, acrescentar composto, em superfície.

Lembre-se do mulching! Vai manter a terra fresca mesmo durante o Verão.

Durante o Verão, também, modere as regas e os fertilizantes azotados ou terá um arbusto com bastante mais folhas do que flores e, o ponto forte destas plantas plantas são, sem dúvida, as suas flores chamativas.

Pragas e Doenças

A azálea resiste a quase todos os predadores.

O excesso de água, no entanto, provocará manchas castanhas nas folhas. Se for o caso, deverá reduzir drasticamente a rega e tratar a planta contra o fungo.

Se as raízes entrarem em contacto com calcário, as folhas ficarão muito rapidamente amareladas. Procure combater este sintoma com ferro.

IMPORTANTE : esta planta é tóxica (por ingestão das folhas).

Tags:
Próximo artigo

12 Comments

  1. andrea 27 de Abril de 2011

    achei interessante, porém como não tenho esperiência com plantas e floração, percebi que existem muitos termos técnicos, palavras e produtos que não faço idéia do que sejam, como por exemplo: a terra deve ser ácida (como manter uma terra ácida? O que usar?) não pode regar com água calcária (o que é água calcária? Como não deixar a água calcária? A água da rua é calcária? Como sei se a terra é calcária?) etc… se puderem me esclarecer essas dúvidas, agradeço. Abraços

    Responder
  2. Carmem Augusta da Conceição 25 de Março de 2012

    Concordo plenamente com a nossa amiga Andrea, tambem não sei nada de acidez de terra e àgua calcaria gostaria muito que fosse esclarecido, pois tenho azaleias gosto muito,porque floressem o ano inteiro, mas tenho tambem todos esses problemas no cultivo.

    Responder
  3. Eduardo 23 de Agosto de 2012

    Para manter uma terra acida basta usar estrume ou água da sanita sem detergentes, água calcária penso que têm o ph superior a 7 o que não acontece na rede pública ph neutro( penso eu)

    Responder
  4. denise 13 de Fevereiro de 2013

    Tenha mini azaléas na jardineira do meu apartamento, agora percebi que as folhas estão ficando com uma camada branca por cima. É algum tipo de fungo? Como faço para tratá-las?

    Responder
  5. marcia 6 de Setembro de 2013

    como faco pra conseguir um pezinho desta planta. sou apaixonada por ela.

    Responder
  6. maria de fatima maximo de sousa 11 de Setembro de 2013

    Baoa noite como nos comentarios acima sob terra acida agua acida tambem não entendo nada mas uma coisa eu entendo Amo azaleia ja tive varias e todas morreram hoje tenho um vaso que se encontra com bastante folhas mas nenhum flozinha paradeçoa minha tristeza gostaria muito muito da ajuda de voces por favor.Desde ja agradeço a atenção.

    Responder
  7. Maria Elena Maquinez Rodrigues 16 de Setembro de 2015

    Tenho tido problemas com minhas azaléas, e não sei como solucionar. Suas folhas vão ficando azinzentadas e marrom rapidamente secam. Tenho tentado conservar minha cerca viva de azaléas (70 metros), mas está ficando com falhas. Por favor que devo fazer para controlar essa praga e/ou doença.

    Responder
  8. Frank Andrade 23 de Setembro de 2015

    Boa noite! A terra ácida pode ser feita com pó de café, musgo de trufa ou fundos de folhas mortas.

    Responder
  9. dulce Candeias 28 de Setembro de 2015

    Tenho uma azálea com alguns anos,sempre floresceu na primavera,trouxe do Terra Nostra e agora vejo-a com as folhas a murchar….pois sempre se mantiveram verdes! Não tenho feito qualquer tratamento.Terei que ter em atenção se a terra é acida?

    Responder
  10. Gilberto 24 de Fevereiro de 2016

    Gostaria de saber qual orientação foi dada para Maria Helena Maquinez Rodrigues em seu comentário de 16 de setembro de 2015 pois o problema dela é o mesmo que o meu.

    Responder
  11. iris 26 de Novembro de 2016

    tenho uma azaleia que acabei de mudar de terra. moro no nordeste e minha azaleia esta começando a ficar com folhas amarronzadas nas pontas. o que faço?

    Responder
  12. Lucinda 14 de Janeiro de 2017

    Em meados de Dezembro comprei uma azálea linda, completamente florida. Está em vaso no meu apartamento , mas agora começaram a murchar as flores e a cair e as folhas também. Adoro azáleas e esta é a 4ª que compro. As 3 primeiras plantei-as o ano passado e morreram. Esta não sei como recuperá-la. Precisavaqueme explicassem como fazer

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo