Portal do Jardim.com

Bolbos: Onde e como plantar!

Onde plantar?

Se já tem grandes vasos ou floreiras num terraço ou numa varanda, onde crescem arbustos ou vivazes, pode perfeitamente aproveitá-los para plantar alguns bolbos. Estes necessitam geralmente de pouo espaço e pouca terra para se desenvolverem e fazem boa vizinhança.

Neste caso, basta certificar-se que os cobre os bolbos de 3 ou 4 vezes o seu tamanho de terra.

Em vasos pequenos, no entanto, já precisa de ter mais alguns cuidados. A pouca quantidade de terra e a fragilidade dos contentores (muitas vezes de barro ou terracotta) aconselha a que tome algumas precauções. Depois de plantados os bolbos, deverá proteger os vasos da chuva, debaixo do telheiro, no parapeito da janela, em resumo, num local onde fiquem protegidos quer o vaso quer os bolbos (que podem apodrecer devido às diferenças de temperatura, humidade, etc.) Pelas mesmas razões, deverá ter atenção e não regar em excesso.

Assim que os bolbos estiverem desenvolvidos de colocá-los no seu lugar definitivo, ao sol. Para obter uma floração duradoura e atraente, não hesite em recorrer a misturas, clocando sempre os bolbos maiores no fundo do vaso( tulipas, narcisos) e acabando pelos mais pequenos( iris, crocus). Para um efeito mais decorativo e sobretudo para proteger os bolbos e espaçar as regas, cubra o vaso com areia, areão ou gravilha.

Como plantar?

Utilize uma boa mistura para plantas em vaso, se necessário com areão. Tenha sempre em atenção que os bolbos precisam de uma boa drenagem: fundo do contentor furado, cama de gravilha ou pequenas pedras e feltro de jardim ou rede dobrada para reter a terra e evitar que feche os orifícios de drenagem.

Se prefere não ver os seus vasos vazios enquanto espera que os bolbos apareça, coloque no mesmo vaso uma hera, um tufo de ajuga purpurea ou ainda uns amores-perfeitos, tirando assim duplamente partido dos seus vasos.

Bolbos em vasos

Crocus, anemonas, jacintos, campainhas- de- Inverno são uma boa opção, porque ocupam pouco espaço e não crescem muito.

Quanto a tulipas, as variedades botanicas, que florescem cedo e são robustas e, quanto aos narcisos, opte também por floração precoce e compacta.

Não hesite em misturar cores, formas, cores e materiais dos recipientes. Pode também colocar os seus bolbos perfumados perto das janelas, deixando que o vento lhe traga o seu aroma…