Portal do Jardim.com

O Grão-de-Bico

O grão-de-bico faz parte da grande família das leguminosas. Apesar do seu nome, as leguminosas nada têm que ver com os legumes!

Origem

A planta selvagem na origem do grão-de-bico terá vindo do Médio Oriente, sendo que a espécie hoje cultivada é a Cicer arietinum, nome que lhe convém perfeitamente, sendo que arietinum significa “pequeno carneiro” e que o grão-de-bico é de facto um alimento de força!

Propriedades

Rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, contém também uma grande quantidade de celulose, contida na casca. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol. Contém ainda elevadas quantidades de ácido fólico. Cada 100g de grão, contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria, fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.

O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.

Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares. Contem uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.

Sendo um alimento relativamente barato oferece uma grande versatilidade na culinária e é indispensável numa dieta alimentar equilibrada.

Este alimento já era cultivado na bacia do mediterrâneo há mais de 5000 anos! Nasce num arbusto que pode atingir 1m de altura. A vagem, forte, alimenta 3 ou 4 grãos. Muitas vezes é comido fresco, aquando da colheita mas, o clima quente e seco necessário a uma boa colheita seca rapidamente os grãos dando-lhes a sua característica cor.

Cozinhar

Relativamente fácil de produzir, é no entanto sob a forma seca que o encontramos mais vezes. Existem também em conserva, o que facilita bastante o seu consumo, não perdendo muito das suas propriedades em termos alimentares.

Se comprar grão-de-bico seco, procure fazê-lo em lojas que tenham boa rotação deste produto. O grão envelhecido tende a petrificar e, por mais que o demolhe e coza ficará sempre duro!

Para evitar ou atenuar o incómodo mais associado a este alimento, não o cozinhe com a água em que o deixou a demolhar e, passe-o por várias águas antes de o cozinhar.

Versátil, o grão-de-bico é uma importante fonte de proteínas na alimentação vegetariana, presta-se a pratos doces e salgados, sopas…e faz parte da dieta tradicional do mediterrâneo.

Prepare uma receita de grão-de-bico para a família. Recupere o sabor e o saber de gerações!

Bom Apetite!