Portal do Jardim.com

Tulipa

Originária das montanhas da antiga pérsia, a tulipa parece herdado o seu nome da palavra persa tulband-turbante. Seguindo a rota da seda espalhou-se pelo mundo. Considerada uma jóia pelos turcos, apenas podia ser cultivada nos jardins reais.

Considerada sinal de poder e prestígio dos aristocratas holandeses, a sua cultura e comércio expandiram-se repentinamente na Holanda a partir do século XVII. Mais tarde, casos como o de um cidadão holandês que trocou uma casa por um singular bolbo de tulipa, levaram a que o governo holandês proibisse o comercio desta planta.

Durante a segunda guerra mundial, o bolbo da tulipa foi largamente utilizado como alimento pelos holandeses, chegando mesmo a beber-se “café” feito a partir do bolbo torrado.

A túlipa, pertencente à família liliaceae, desdobra-se numa infinidade de variedades, de todas as cores e formas. Se tratados adequadamente os bolbos duram vários anos. Cada bolbo produz uma única flor, em forma de sino invertido, no início da primavera.

Dão-se particularmente bem em zonas de invernos frios e verões secos e desenvolvem-se em solos pouco ricos.

Cultivar

Ao contrário dos outros bolbos, as tulipas não gostam da companhia de outros bolbos. Deve procurar fazer vasos ou canteiros apenas de tulipas, neutralizando o solo se for muito ácido e evitando plantá-las no mesmo sítio ou na mesma terra por mais de 3 anos seguidos. Areciam o sol e são no entanto sensíveis a um sol muito forte, podendo “queimar” pelo que deverá escolher uma localização que as deixe à sombra nas horas de maior calor ou, em alernativa, criar uma sombra que as proteja neste intervalo de tempo.

O solo deve ser bem drenado mantendo no entanto alguma humidade.

Necessitam de um período de frio para se desenvolverem correctamente, pelo que a época de plantação é muito importante, sendo a altura ideal o final do outono.

Compre os seus bolbos no fim do verão, verifique se estão firmes e bem constituidos e guarde-os no frio (frigorífico) por um período de 6 a 8 semanas antes de os plantar entre 20 3 30 cm de profundidade, deixando entre bolbos um espaço de aproximadamente 20cm.

Após a floração, quando as folhas já estiverem amareladas, levante os bolobos, limpe-os e guarde-os num local seco e fresco. Se alguns bolbos tiverem produzido filhos, separe-os e plante os filhos quando a época certa chegar. Muito porvavelmente não florirão no primeiro ano,mas fá-lo-ão nos seguintes.

Esta é uma flor que não tem grande efeito visual se plantada isoladamente, no entanto, canteiros, vasos, bordaduras ou manchas de cor no relvado, constituidas por grupos de orquideas, são vistosos e elegantes.