Pieris brassicae L. Ou Pieris rapae L.
O adulto é uma borboleta de asas brancas e corpo esverdeado com cerca de 6ª 7 cm de comprimento. Macho e fêmea têm uma mancha circular preta nas asas posteriores, as femêas apresentam também 2 manchas nas asas anteriores. Pequenas diferenças entre a P. brassicae e a P. rapae, são o tamanho (a P. rapae é mais pequena) e o número de manchas nas asas. Enquanto a P. brassicae deposita os ovos, amarelos, estriados no sentido co comprimento, em grupos de 25 a 50, a P. rapae deposita-os isoladamente.
As lagartas são de cor verde-cinzento, com 3 riscas amarelas, longitudinais e manchas negras espalhadas pelo corpo. Apresentam 2 gerações anuais. Passam o inverno em forma de crisálida e os adultos, aparecem cedo, no início da primavera. A primeira postura, do início da primavera, geralmente é muito menos nociva do que a que acontece em Julho/Agosto, altura em que rápidamente esta espécie devora todas as folhas, deixando apenas os talos mais duros.
Uma vez que são muito gregárias, limitando-se quase sempre a uma única planta, parte da solução será arrancar e destruir a planta em questão, se a destruição já estiver muito avançada.
A nível preventivo, e a utilizar em lagartas neonatas:
Polvilhar com pó de rocha ou pó de argila
Pulverizar com água de rebentos e folhas jovens de tomate.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Registei o conselho e vou utilizar logo que surjam os primeiros sinais que, a julgar pelo que aconteceu no ano anterior, me vão consumir! Depois direi se correu bem!
Obrigada e até lá!
Gostava que me ajudassem pois já tenho lagarta da couve na minha horta. O que podereifazer para as eliminar?
Pulverizar com água de rebentos e folhas jovens de tomate. e isto mata as lagartas das couves???? e esses rebentos e folhas tem de ser fervidos ou nao?? OBRIGADO
Acho interessante essa de agua com rebentos e folhas novas de tomate, mas como é feito? será deixar demolho alguns dia? quantos? ou será ferver a mistura ? Obrigado
Bom dia, Também acho interessante a dica da agua com rebentos e folhas novas de tomate, mas será possivel explicar como se faz? Obrigado
Como evitar que as borboletas,pousem na couve e coloque
os ovos, para posterior nascimento de lagartas.
Existe telas de proteção para evitar isso ? Será que é uma
maneira de evitar?
Grato
Sidnei