Portal do Jardim.com

Lagartas da Couve

Pieris brassicae L. Ou Pieris rapae L.

O adulto é uma borboleta de asas brancas e corpo esverdeado com cerca de 6ª 7 cm de comprimento. Macho e fêmea têm uma mancha circular preta nas asas posteriores, as femêas apresentam também 2 manchas nas asas anteriores. Pequenas diferenças entre a P. brassicae e a P. rapae, são o tamanho (a P. rapae é mais pequena) e o número de manchas nas asas. Enquanto a P. brassicae deposita os ovos, amarelos, estriados no sentido co comprimento, em grupos de 25 a 50, a P. rapae deposita-os isoladamente.

As lagartas são de cor verde-cinzento, com 3 riscas amarelas, longitudinais e manchas negras espalhadas pelo corpo. Apresentam 2 gerações anuais. Passam o inverno em forma de crisálida e os adultos, aparecem cedo, no início da primavera. A primeira postura, do início da primavera, geralmente é muito menos nociva do que a que acontece em Julho/Agosto, altura em que rápidamente esta espécie devora todas as folhas, deixando apenas os talos mais duros.

Uma vez que são muito gregárias, limitando-se quase sempre a uma única planta, parte da solução será arrancar e destruir a planta em questão, se a destruição já estiver muito avançada.

A nível preventivo, e a utilizar em lagartas neonatas:

Polvilhar com pó de rocha ou pó de argila

Pulverizar com água de rebentos e folhas jovens de tomate.