Portal do Jardim.com

O Escaravelho da Palmeira Rhynchophorus ferrugineus (Olivier).

Rhynchophorus ferrugineus (Olivier), é actualmente um dos insectos mais nocivos para as palmeiras em todo o mundo, provocando, geralmente, a morte da planta.
A praga foi detectada pela primeira vez em Portugal em 2007 no Algarve e na Madeira, e continuou a sua expansão para norte tendo alcançado a região de Lisboa em 2010.
Ataca principalmente a Palmeira das Canárias, Phoenix canariensis, e após a infestação mata a palmeira em poucos meses.

Bioecologia

Vive e alimenta-se no interior da palmeira, o que torna a sua identificação visual muito difícil. Tem grande capacidade reprodutiva, completa o seu ciclo biológico em apenas 3 a 4 meses. Podem ter pelo menos três gerações por ano. Quando não há alimento para a próxima geração, colonizam outras palmeiras, voando longas distâncias ( 4 a 5 km). Uma só palmeira infectada pode dar inicio a uma grande infestação, uma vez que no seu interior podem desenvolver-se mais de mil indivíduos.

Sintomas

Folhas desprendidas da coroa e caídas no chão; Orifícios e galerias na base das folhas, podendo conter larvas e casulos; Coroa desguarnecida no topo ou com um aspecto achatado pelo abatimento das folhas centrais que amarelecem e secam; Folíolos de folhas novas seccionados em ângulo ou com as pontas truncadas a direito; Amálgama de fibras cortadas e húmidas com um cheiro fétido.

Meios de Luta

Detecção de palmeiras infestadas; Destruição cuidadosa das palmeiras; Realização de tratamento em plantas vizinhas susceptíveis sem sintomas; Detecção de insectos adultos com armadilhas.

Fonte We Garden saiba mais AQUI!