Portal do Jardim.com

Hortênsias (Hydrangea)

Dão excelentes arbustos floridos, são ótimos para as bordaduras em conjunto com outras plantas por exemplo magnólias e azevinho e para enquadrar junto aos muros dos jardins. Dão a sensação de frescura porque requerem sombra parcial e as flores de cores azuis ou rosas são muito decorativas. Quando pensamos em Hortenses pensamos em locais frescos e de sombras como Sintra, pensamos nos Açores onde no início de Primavera e até ao Outono se encontram em plena época de floração.

Mas em Portugal podemos encontrá-las em vários locais sendo mais raras no Alentejo e Algarve e no Norte interior onde não t~em ambiente para manter a mesma exuberância. Podem estar ao sol do direto mas crescem de forma mais vigorosa em zonas de sombra parcial, ficando muito mais bonitas. O solo tem que ser rico e húmido e já se sabe ácido se quisermos manter a cor azul de que tanto gostamos. A acidez pode ser potenciada com alguns produtos que existem no mercado. A rega tem que ser profusa sobretudo nos meses de maior calor. São muito fáceis de cultivar e pegam por estaca, aproveitam-se hastes quando se fazem as podas mais radicais no final da floração. As flores podem ser “recicladas” se forem suspensas de cabeça para baixo e secas formam arranjos muito bonitos.

Os arbustos podem ser muito frondosos e atingir 1,5 a 2,4 m de altura por 1,8 a 3 m de largura. São resistentes ao vento.

Caso adquira a sua planta na loja compre com flor porque assim pode escolher a cor e é fácil observar quando as folhas estão verdes e saudáveis.

O que fazer em cada Estação do ano

Primavera é altura de podar ramos mortos e colocar na terra em volta das plantas fertilizante de ação prolongada.

Final do Verão

Podar os ramos que tenham produzido flor e retirar as hastes velhas.

Outono.

Preparar para novas plantações e cubra a terra com casca de pinheiro para preparar a planta para o Inverno.

Cor

As inflorescências são simples e de uma só cor em cada planta. Os tons são o lilás, vermelho/rosa, azul ou branco. Existem duas formas de floração: panículas umbelares semiesféricas ou panículas que formam rendilhados de flores estéreis à volta de pequenas flores férteis

Hydrangea "Veichii"

Algumas das cerca de 75 variedades existentes

Veitchii  produz folhas brilhantes e recortadas e flores lilases

Blue Bird produzem graciosas flores cor-de-rosa ou azuis até ao final do verão e a folhagem verde clara torna-se vermelha no outono

Lilicana lindas flores rendilhadas cor-de-rosa ou azuis

Blue Bonnet  produz tufos lilases

Nikko Blue produz flores azul-cobalto e folhagem verde clara. Com flores durante o Verão e até ao início do Inverno.

Hydrangea "Blue Bird"

Hydrangea "Forever Pink"