A CARREGAR

Type to search

Festival Chelsea Flower Show celebra o seu centenário

Há 100 anos atrás teve lugar o primeiro Chelsea Flower Show, começou por ser um evento de 3 dias de terça a quinta, no ano de 1913 mais precisamente de 20 a 22 de Maio de 1913. Nesta primeira edição estiveram presentes 244 expositores. Cerca de metade eram centros de  jardinagem e viveiros, um terço eram comerciantes de equipamentos, estufas, mobiliário e revistas da especialidade. Os restantes expositores eram jardineiros amadores e profissionais que representavam as tendências dos jardins da altura nas grandes casas de campo e, claro, os designers de jardins.

Na edição de 2013, que decorreu no passado mês de Maio entre os dias 21 e 26, os jardins foram divididos em três categorias, Show Garden, Fresh Garden e Artisan Gardens. Este ano na categoria de Show Garden foram apresentados 15 jardins,  10 dos quais foram premiados com medalha de ouro. Na categoria de Fresh Garden estiveram  expostos 11 jardins dos quais 6 ganharam medalha de ouro, finalmente, na categoria de Artisan foram  8 jardins dos quais 4 obtiveram medalha de ouro.

Quase todo os jardins tiveram na sua base uma preocupação ecológica, uma tendência cada vez mais forte  e que se tem vindo a associar a este evento.  As  preocupações de rega com coletores das águas das chuvas, vegetação que atrai a biodiversidade, jardins verticais, telhados vivos, hotéis para abelhas, ninhos, reciclagem e materiais de proveniências sustentável, são alguns dos elementos práticos que pudemos observar nos jardins  que foram  expostos.

Jardim “Best in Show”

O Jardim “Trailfinders Australian Garden presented by Fleming’s” foi eleito pelo júri do RHS “Best in Show” é da autoria do Australiano Phil Johnson.

Com um design sustentável e inovador que oferece um espaço para relaxar num meio urbano. As soluções  de design com consciência ecológica são cada vez mais ilimitadas, o elemento central é um escritório ou melhor uma escultura funcional.

Cascatas e a vegetação, quase na sua totalidade nativa da Austrália  recriam um espaço representativo daquele país que é  muito forte. A  paisagem natural foi recriada ao pormenor. A pedra, areia, madeira, plantas, seixos e musgo são os elementos usados num design que parece muito natural  mas que na realidade foi pensado ao  mais ínfimo detalhe.

Os elementos de construção foram minimizados, mimetizando a natureza e os caminhos que naturalmente se formam na paisagem.

Materiais: Aço corten a estrutura faz a ligação ás cores da natureza, uma estrutura que é a representação abstrata da flor Waratah.

Plantas: As zonas de vegetação estão divididas em três paisagens Australianas:  a aquática, a zona árida e seca e a zona de sombra e húmida.

Design: O conceito principal de todo o design é a paisagem natural da Austrália mas focalizado em sistemas sustentáveis que recolhas das águas das chuvas, criando um rede de irrigação totalmente independente da água da rede pública.

Designer: Phil Johnson

Construtor: Philip Johnson Landscapes

Categoria: Show Gardens

Medalha: Ouro “Best in Show”

Veja a reportagem completa deste evento na Revista Tudo Sobre Jardins de Verão na banca dia 8 de Junho.

Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Clementina Garrido 19 de Junho de 2013

    Gostei mesmo muito. Já visitei o Chelsea Flower Show e conto voltar lá. Aliás, quero um dia poder dizer que temos qualquer coisa parecida em Lisboa, um Lisbon International Flower Festival, com este ou outro nome. Estou de momento a trabalhar para isso mesmo, a fazer contatos e recolher informação. Posso contar convosco? Vou comprar a revista, parabéns e bom trabalho.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo