Portal do Jardim.com

Vamos cultivar Morango

Morangueiro: Planta herbácea perene, de pequeno porte. Constituída por um caule curto, folhas trifoliadas, e um sistema radicular fasciculado. A planta emite estolhos (caules finos que facilmente enraízam dando origem a plantas autónomas). Os morangos são frutos ricos em vitamina C, ácido fólico e boa fonte de fibras.
Quando Plantar: A propagação do morangueiro é favorável por via vegetativa (através de estolhos). Pode também ser semeado em viveiro. As plantas devem ser transplantadas no exterior, de preferência entre Agosto-Novembro. As variedades remontantes poderão ser plantadas também no início da Primavera. O desenvolvimento vegetativo ocorre acima de 9ºC. Antes da plantação, devem ser aparadas as raízes maiores para que não ultrapassem os 10 ou 12cm de comprimento e devem ainda ser retiradas flores, folhas velhas e estolhos.
Tipo de solo: O morangueiro pode ser cultivado na maioria dos tipos de solo, tendo preferência por solos leves e arenosos com boa retenção de humidade mas bem drenados e férteis. O PH ideal situa-se entre os 5,5 e os 6,5. São sensíveis a solos compactos com tendência para o encharcamento. Crescimento favorável em “camalhões” com 30 a 40 cm de altura ou canteiros sobrelevados.
Associações benéficas: Alface, espinafre, alho francês.
Prevenção de problemas: Evite plantar onde foram plantados tomates, pimentos, beringelas ou batatas nos últimos 3 anos. Antes da floração, é importante retirar as folhas mortas e velhas para facilitar arejamento e evitar doenças. Aquando do aparecimento de alguma doença, retirar e eliminar a planta para evitar propagação da doença.
Outros Cuidados: Deve-se proceder à cobertura de solo para manter humidade, evitar aparecimento de ervas daninhas e manter os frutos limpos. proceder à eliminação de estolhos, para não limitar o desenvolvimento do morangueiro.