A CARREGAR

Type to search

Projeto do Jardim dos Valores Universais; Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima

O Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima, situado em Mafra, está em recuperação. Este Palácio e os seus Jardins, datados do século XVII, foi construído sobre as ruínas do Castelo de Mafra e sobre o Paço Medieval. Ao longo de quatro séculos de História mais recente teve vários marcos importantes: foi o local de estadia do rei D. João V quando este visitava as obras de construção do Convento de Mafra; foi palco da “conspiração de Mafra” contra D. João VI; albergou o General Loison durante a ocupação francesa; foi um hospital improvisado de prevenção contra a peste bubónica; terá sido a primeira escola primária da Vila de Mafra.

Após várias décadas de degradação e abandono, o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH), instituição sem fins lucrativos, assumiu  a responsabilidade do restauro e recuperação do Palácio, da sua área exterior com vista à instalação da Universidade dos Valores, um espaço multifacetado de investigação, formação, bem-estar e conhecimento cujas valências irão concentrar-se no Museu dos Valores Universais.

Entre outras apostas, o iLIDH pretende recuperar o esplendor que outrora terá caracterizado o jardim do Palácio, transformando-o no Jardim dos Valores Universais, um espaço intercultural e inter-religioso, de reflexão, partilha de experiências e contemplação, da organização de diversas atividades sensoriais, intelectuais, emocionais e físicas para os visitantes. O Jardim acolherá obras artísticas e símbolos associados a diferentes culturas e religiões, num ambiente de espiritualidade global e tolerância.

Para passar das ideias à prática, o iLIDH precisa da ajuda de todos para realizar as obras do Palácio, nesta fase em particular, do Jardim. São necessários recursos para assegurar a concretização do projecto paisagístico do Jardim, que inclui o projeto em si, os materiais e serviços que este implica.

Se não puder contribuir com doações, poderá contribuir com a divulgação do projeto. Visite a nossa página no Facebook e partilhe com os seus amigos.

O iLIDH pretende através do PPL Crowdfunding Portugal angariar fundos para a execução do projecto paisagístico de recuperação do jardim envolvente do Palácio dos Marqueses, a decorrer em 2014, especificamente para as seguintes componentes:

  • Limpeza do jardim por uma equipa de profissionais – 500€
  • Execução de redes de infraestruturas (rede de irrigação e eletricidade) – 2500€

O projeto do Jardim dos Valores Universais é coordenado por:

Lourenço Xavier de Carvalho– Doutorado em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, é licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Ao longo dos últimos 14 anos tem participado e coordenado diversos projetos de Investigação & Desenvolvimento nacionais e internacionais e de consultadoria a organismos públicos e privados, nas áreas da Educação, Formação, Emprego, Imigração e Gestão do Conhecimento.

Eva Ndrio Carvalho – Mestre em Família e Sociedade pelo ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, é licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nos últimos 12 anos tem centrado a sua carreira profissional na participação e coordenação de projetos de Investigação & Desenvolvimento e Cooperação Internacional.

Saiba mais: https://ppl.com.pt/pt/prj/jardim-valores-universais

Tags:

Talvez goste deste artigo

1 Comments

  1. Maria Izabel Velez Fernandes 12 de Fevereiro de 2017

    Fiquei muito surpreendida com este projecto e espero que tenha muito sucesso.
    Moro em Sintra e penso que este é um projecto pioneiro, de natureza inovadora e factível.
    Gostava de saber mais sobre este assunto e outros a nível nacional e internacional.
    Parabéns!

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigo Seguinte

Ir para o topo