Portal do Jardim.com

Vamos plantar uma macieira no nosso Jardim?

An apple a day Keeps the doctor away

Certamente muitos ouviram já esta frase. Que as maçãs promovem a saúde é certo e sabido. A vitamina C que contêm é excelente para o vigor do nosso sistema imunitário bem como os fenóis redutores do colestrol. Também têm uma vantagem acrescida ao nível dentário porque limpam as gengivas e eliminam as bactérias. Outro dado é que a Universidade de Cornell, após pesquisas, efectuadas defende que a quercetina que encontramos nas maças protege as células cerebrais de situações neuro degenerativas como é o caso da doença da Alzheimer.

Autoria Michael Garlick

Além do bem que os seus frutos proporcionam as macieiras dão muita vida num pomar mas esse encanto pode estender-se também ao jardim com as suas flores brancas na Primavera e frutos amarelos, vermelhos ou verdes a partir do final do Verão até ao Inverno.

As macieiras variam quanto à sua dimensão e por isso podemos escolher a árvore que melhor se adapta ao espaço que temos. Desde as anãs com menos de 1,80 m até às mais altas que podem atingir os 7,5m de altura. Uma dimensão intermédia de 2,5m será a ideal para um jardim mais pequeno. Ao fim de 3 a 5 anos a macieira dá frutos e atinge a sua máxima produtividade entre os 10 e os 30 anos podendo continuar a dar frutos até aos 50 anos de idade.

Autoria Andrey Korzin

É durante a Primavera que a macieira produz uma vistosa floração de cor branca. Os seus frutos aparecem ao longo do Verão e de acordo com a espécie de maçã a época de colheita será o Outono e Inverno, com excepção da Royal Gala que pode ser apanhada no final do Verão.

Estas são as condições em Portugal.

Autoria Harald Bischoff

Ao longo do seu crescimento a macieira deve ser suportada por uma estaca para não comprometer o seu desenvolvimento e aconselhamos a colocação de uma borracha na corda que fica em contacto com o tronco para que a mesma não o fira. Esta corda deve ser colocada cerca de 10 cm abaixo do ramo inferior e claro com o crescimento da árvore terá que ser trocada. As macieiras precisam de 6 horas de sol direto diário pelo que devemos ter atenção ao local onde a vamos colocar. O solo deve ser rico em nutrientes e bem drenado e o local deve estar protegido do vento.

Autoria Jamain

Para sermos bem sucedidos com a nossa macieira devemos no ato da compra escolher uma árvore que tenha raízes nuas e temos que ter em conta que as maiores vão frutificar primeiro. Não escolher árvores secas ou mais murchas já com folhas e raízes muito desenvolvidas.

No início da Primavera: Plantação

Antes de plantarmos mergulhamos as raízes na água durante a noite.

Início do Verão: Desbaste

Alguns frutos ainda verdes podem cair. Desbastamos as pequenas maças de modo a ficar um único fruto por inflorescência. Os ramos devem estar distanciados 15 cm.

Início da Primavera seguinte: Poda dos ramos danificados, os rebentos, os ramos verticais e os ramos horizontais na parte superior da planta. Adube a planta utilizando um produto 5-10-10

Autoria I.Sácek

Doenças: A sarna é uma doença fúngica que se manifesta com manchas sobre os frutos e folhas. Nos casos mais graves é necessário borrifar com um fungicida logo após a colheita dos frutos.

Como prevenção existem no mercado algumas produtos, nomeadamente armadilhas para a mosca da fruta e que podem inclusivé ser usados nas culturas biológicas, ver o link seguinte: https://www.portaldojardim.com/pdj/2008/07/10/armadilhas-naturen-da-kb/