A CARREGAR

Type to search

Vamos plantar uma macieira no nosso Jardim?

An apple a day Keeps the doctor away

Certamente muitos ouviram já esta frase. Que as maçãs promovem a saúde é certo e sabido. A vitamina C que contêm é excelente para o vigor do nosso sistema imunitário bem como os fenóis redutores do colestrol. Também têm uma vantagem acrescida ao nível dentário porque limpam as gengivas e eliminam as bactérias. Outro dado é que a Universidade de Cornell, após pesquisas, efectuadas defende que a quercetina que encontramos nas maças protege as células cerebrais de situações neuro degenerativas como é o caso da doença da Alzheimer.

foto-1

Autoria Michael Garlick

Além do bem que os seus frutos proporcionam as macieiras dão muita vida num pomar mas esse encanto pode estender-se também ao jardim com as suas flores brancas na Primavera e frutos amarelos, vermelhos ou verdes a partir do final do Verão até ao Inverno.

Maças-verdes

As macieiras variam quanto à sua dimensão e por isso podemos escolher a árvore que melhor se adapta ao espaço que temos. Desde as anãs com menos de 1,80 m até às mais altas que podem atingir os 7,5m de altura. Uma dimensão intermédia de 2,5m será a ideal para um jardim mais pequeno. Ao fim de 3 a 5 anos a macieira dá frutos e atinge a sua máxima produtividade entre os 10 e os 30 anos podendo continuar a dar frutos até aos 50 anos de idade.

Pomar-de-macieiras

Autoria Andrey Korzin

É durante a Primavera que a macieira produz uma vistosa floração de cor branca. Os seus frutos aparecem ao longo do Verão e de acordo com a espécie de maçã a época de colheita será o Outono e Inverno, com excepção da Royal Gala que pode ser apanhada no final do Verão.

Estas são as condições em Portugal.

Foto-2

Autoria Harald Bischoff

Ao longo do seu crescimento a macieira deve ser suportada por uma estaca para não comprometer o seu desenvolvimento e aconselhamos a colocação de uma borracha na corda que fica em contacto com o tronco para que a mesma não o fira. Esta corda deve ser colocada cerca de 10 cm abaixo do ramo inferior e claro com o crescimento da árvore terá que ser trocada. As macieiras precisam de 6 horas de sol direto diário pelo que devemos ter atenção ao local onde a vamos colocar. O solo deve ser rico em nutrientes e bem drenado e o local deve estar protegido do vento.

Foto-4-Abertura

Autoria Jamain

Para sermos bem sucedidos com a nossa macieira devemos no ato da compra escolher uma árvore que tenha raízes nuas e temos que ter em conta que as maiores vão frutificar primeiro. Não escolher árvores secas ou mais murchas já com folhas e raízes muito desenvolvidas.

No início da Primavera: Plantação

Antes de plantarmos mergulhamos as raízes na água durante a noite.

Início do Verão: Desbaste

Alguns frutos ainda verdes podem cair. Desbastamos as pequenas maças de modo a ficar um único fruto por inflorescência. Os ramos devem estar distanciados 15 cm.

Início da Primavera seguinte: Poda dos ramos danificados, os rebentos, os ramos verticais e os ramos horizontais na parte superior da planta. Adube a planta utilizando um produto 5-10-10

Foto-5

Autoria I.Sácek

foto-5-A

Doenças: A sarna é uma doença fúngica que se manifesta com manchas sobre os frutos e folhas. Nos casos mais graves é necessário borrifar com um fungicida logo após a colheita dos frutos.

Como prevenção existem no mercado algumas produtos, nomeadamente armadilhas para a mosca da fruta e que podem inclusivé ser usados nas culturas biológicas, ver o link seguinte: https://www.portaldojardim.com/pdj/2008/07/10/armadilhas-naturen-da-kb/

Abertura-2

 

Tags:

19 Comments

  1. Armando Leite 11 de Maio de 2015

    Muito útil,muito prático,belas imagens e óptimo na explanação .Porque não falar sobre as outras arvores de fruto?Laranjeira,limoeiro,cerejeira etc…

    Responder
  2. Luisa Mendes 2 de Junho de 2015

    Veja o link -tem um artigo sobre o limoeiro
    https://www.portaldojardim.com/pdj/2009/04/27/o-limoeiro/

    Vamos escrever sobre outras árvores sim.

    Responder
  3. Ivo Cordeiro da Silva 24 de Maio de 2016

    muito bom o texto, bem resumido, despertou o meu interesse em plantar algumas árvores no sítio da fámilia, belas fotos.

    Responder
  4. maria cabrera 27 de Junho de 2016

    Gostaria de saber onde posso comprar uma macieira de de médio porte (2,5).

    Obrigado

    Maria Cabrera

    Responder
  5. Jeanete de Santana 31 de Julho de 2016

    Gostaria de saber se um bonsai de macieira tem que polemizar manualmente as florzinha e como faço a polinização manual ? Desde já agradeço obg bjs.

    Responder
  6. Natália Mantuan 2 de Setembro de 2016

    Boa tarde, tenho uma macieira no vaso, mas ela parou de brotar folhas e as que restaram estão manchadas de marrom e secando. O caule e os galhos não secaram, estão verdes. O que devo fazer? Como recuperar minha macieira?

    Responder
  7. Mónica 25 de Setembro de 2016

    Olá

    Ando à procura de “crab apples”. No Canadá vêem-se árvores com essas maçãs, são maçãs vermelhinhas e pequeninas que se podem comer, mas sobretudo são muito boas para fazer geleia. A árvore pode ser grande e dá muitos frutos. Onde posso encontrar cá em Portugal? Obrigada

    Responder
  8. Jose Isaack Souza de Araujo 23 de Novembro de 2016

    fiquei apaxonado pela macieira e pelo o comentaria

    Responder
  9. Iara Almeida 21 de Março de 2017

    Tenho uma macieira que nasceu sozinha no quintal, e está com uma maçã bem pequena. Gostaria de cuidar melhor dela para que produza bastante. O que devo fazer. Quais os cuidados que devo ter com ela?

    Responder
  10. Zeza Loureiro 20 de Agosto de 2017

    Caro, adorei seu site. Estou plantando uma macieira no Vaso!!!! Moro em apartamento. Germinei as sementes como a gente aprende na escola, num pires com um algodão umedecido por cima. Deu certo. Apenas uma semente vingou. Logo que a semente virou uma pequenina muda. Já fique feliz. Coloquei num vaso. Continuei cuidando. Regando com cuidado. A macieira já com algumas folhas me pareceu que ia precisar de mais. Peguei um novo vaso bem maior, de madeira, comprei terra nova, adubei (olha o erro) e replantei a muda. Errei em todo o processo. Hoje a minha mini macieira está com 10 cms (mais ou menos) de altura. O vaso fica na minha varanda onde estão as outras plantas, inclusive uma árvore. Bate o sol da tarde. Estou na dúvida de como regar e se esta plantinha gosta de sol. Pode me ajudar?? Acha que levo alguma chance de conseguir que ela se torne uma árvore? Grande abraço. Obrigada

    Responder
  11. Vera Donadon 24 de Outubro de 2017

    Quero plantar no vaso uma macieira, devo plantar a
    semente ou comprar uma muda enxertada? Com a semente quanto tempo demora para dar frutos? Que tipo de maça devo plantar? Obrigada.

    Responder
  12. maria odicleia russo da solva 2 de Fevereiro de 2018

    minha arvore de macieira ta protando raizes em todo o caule isso é normal?

    Responder
  13. Rodrigo 12 de Março de 2018

    As raízes da macieira são grandes ou posso ter perto de fossa ou da casa ??? Fico com medo delas irem para o encanamento ou derrubar o muro?

    Responder
  14. Maria neusa Moscardi Fernandes 16 de Abril de 2018

    Bom dia,
    Eu gostaria de comprar uma muda de maçã verde (granny smith), gostaria de saber se vcs tem essa muda para vender?
    Aguardo retorno no email mnmoscardi@gmail.com
    Obrigada.
    Neusa.

    Responder
  15. Reinaldo Nacolonha 11 de Setembro de 2020

    Em 2020, estou aprendendo sobre essa explanação bem direita e prática. Moçambique

    Responder
  16. Ernesto Baina 16 de Janeiro de 2021

    Écgostoso ver, exemplo na minha provincia concretamente no meu distrito não tem esse tipo de planta, mas no meu quintal coloquei uma planta para ver se vai dar.

    Responder
  17. Mila Teca 8 de Fevereiro de 2021

    Na casa da minha avó sempre teve macieiras. Quando as mudas estavam “grandinhas” sempre via meu vô enxertar (ele falava que era para poder dar fruto). Elas precisavam de bastante sol.
    Quando cresciam ficavam cheias de maçãs. Eram vários tipos de maçãs.

    Responder
  18. Irani Zacardi 27 de Maio de 2021

    Boa Tarde… moro em Uberlandia MG . Tenho uma macieira plantada no quintal a mais de 8 anos e nunca produziu, ela cresceu verticalmente e tem uns 3-4 metros de altura e nunca podei, gostaria que me instruissem o que fazer. Obrigado

    Responder
  19. Maciel Melo 15 de Março de 2023

    Na minha opinião plantar maçã além de ser uma terapia ainda é uma forma de ganhar uma renda extra com a produção tanto no mercado interno como também para o exterior.

    é muito importante Saber Como fazer o plantio de forma inteligente e de forma Correta para que sua produção seja realmente um sucesso.

    Alguns detalhes importantes sobre o plantio de maçãs incluem o uso de boa qualidade de sementes

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo