Portal do Jardim.com

Do Parque à Tapada, da floresta jovem em Sintra à floresta madura de Mafra

Dois percursos que se complementam num total de 5000 metros, é o novo projeto conjunto da PSML (Parques de Sintra Monte da Lua) e da TNM (Tapada Nacional de Mafra), apresentado à comunicação social no passado dia 9 de Setembro por Susana Morais e Alda Mesquita.

O grande objetivo é sensibilizar o público nacional, estrangeiro e os jovens para um património natural único e que se complementa.

Javalis, Tapada de Mafra

Duas entidades distintas com responsabilidades na gestão dum património natural unem esforços para partilharem conhecimentos sobre a importância dos valores naturais que se encontram nestes dois espaços. É um projeto com uma componente pedagógica muito forte e que tem as escolas como público-alvo mas não só. Também os operadores turísticos podem, tendo este programa como base, criar pacotes de um dia ou fim de semana.

Tapada de Monserrate

Neste dois cenários majestosos, encontram-se centenas de animais e plantas. Os percursos tiram partido dos pontos comuns e das complementaridades das duas regiões, permitindo, reconhecer in loco a importância dos valores naturais (fauna e flora) que as duas instituições gerem, contribuindo para a sensibilização e educação ambiental dos visitantes.

Tapada de Mafra

Em Monserrate o visitante explora a história natural da serra de Sintra, o microclima peculiar que a caracteriza e a torna tão mística, conceitos como a forest food, a sucessão ecológica, as espécies invasoras, entre outros. Ao longo do percurso os visitantes serão ainda surpreendidos pela presença de esculturas em madeira de mamíferos de médio e grande porte, atualmente inexistente na serra de Sintra mas que, num passado recente, habitaram esta paisagem.

Tapada de Monserrate

Em Mafra, por um trilho menos explorado, os visitantes descobrirão uma floresta que atingiu o seu ponto de maturidade e que, ao estar protegida por um muro, consegue garantir condições de excelência para espécies vulneráveis e mesmo em perigo de extinção que aqui se alimentam, reproduzem e se abrigam.

Tapada de Monserrate

Segundo Susana Morais, coordenadora do Núcleo de Programação e Ambiente da PSML, “É nossa ambição reforçar este projeto conjunto como único e inovador tanto a nível nacional como internacional. Este projeto permitirá a partilha de experiências entre as instituições, bem como do público que as visita. Queremos aumentar a perceção dos nossos visitantes para a riqueza do património natural do Parque Natural Sintra-Cascais, no qual se inclui a Tapada de Monserrate”.

Tapada de Monserrate

De acordo com Alda Mesquita, Presidente da Direção da TNM, “Estamos permanentemente a diversificar e a inovar a nossa oferta, designadamente, os nossos percursos, facultando novas experiências e informação, recorrendo ao apoio de ferramentas inovadoras para que os visitantes possam percecionar as muitas espécies que coexistem neste cenário florestal invulgarmente rico e diversificado”.

Painel informativo ao longo do percurso,

O percurso nos dois locais têm uma duração total de cerca de 3h30 (1h30 em Sintra e 2h30 na Tapada de Mafra). A duração média da deslocação de Sintra a Mafra é de cerca de 45 minutos.

O início é sempre na Tapada de Monserrate seguindo depois para Mafra.

Este projeto foi cofinanciado pelo POR Lisboa no âmbito do QREN num investimento de 200 000 euros.

Para mais informações é imprescindível a vista ao site www.desintraamafra.pt criado expressamente para este projeto e onde constam os diversos tarifários de acordo com o tipo de bilhete que se pretende.

É aconselhável que as escolas e grupos agendem previamente as suas visitas.

Tapada de Mafra

Outros contactos:

www.parquesdesintra.pt www.tapadademafra.pt

Parques de Sintra: info@parquesdesintra.pt / +351 21 923 73 00

Tapada Nacional de Mafra: geral@tapadademafra.pt / +351 261 817 050