A CARREGAR

Type to search

Do Parque à Tapada, da floresta jovem em Sintra à floresta madura de Mafra

Dois percursos que se complementam num total de 5000 metros, é o novo projeto conjunto da PSML (Parques de Sintra Monte da Lua) e da TNM (Tapada Nacional de Mafra), apresentado à comunicação social no passado dia 9 de Setembro por Susana Morais e Alda Mesquita.

AF_cartaz

O grande objetivo é sensibilizar o público nacional, estrangeiro e os jovens para um património natural único e que se complementa.

Pedro_Sa_Javalis-1

Javalis, Tapada de Mafra

Duas entidades distintas com responsabilidades na gestão dum património natural unem esforços para partilharem conhecimentos sobre a importância dos valores naturais que se encontram nestes dois espaços. É um projeto com uma componente pedagógica muito forte e que tem as escolas como público-alvo mas não só. Também os operadores turísticos podem, tendo este programa como base, criar pacotes de um dia ou fim de semana.

Tapada_de_Monserrate_[prova_1]_creditos_Emigus

Tapada de Monserrate

Neste dois cenários majestosos, encontram-se centenas de animais e plantas. Os percursos tiram partido dos pontos comuns e das complementaridades das duas regiões, permitindo, reconhecer in loco a importância dos valores naturais (fauna e flora) que as duas instituições gerem, contribuindo para a sensibilização e educação ambiental dos visitantes.

Pedro_Sa_Ra-1

Tapada de Mafra

Em Monserrate o visitante explora a história natural da serra de Sintra, o microclima peculiar que a caracteriza e a torna tão mística, conceitos como a forest food, a sucessão ecológica, as espécies invasoras, entre outros. Ao longo do percurso os visitantes serão ainda surpreendidos pela presença de esculturas em madeira de mamíferos de médio e grande porte, atualmente inexistente na serra de Sintra mas que, num passado recente, habitaram esta paisagem.

Tapada_de_Monserrate_[prova_70]_creditos_Emigus

Tapada de Monserrate

Em Mafra, por um trilho menos explorado, os visitantes descobrirão uma floresta que atingiu o seu ponto de maturidade e que, ao estar protegida por um muro, consegue garantir condições de excelência para espécies vulneráveis e mesmo em perigo de extinção que aqui se alimentam, reproduzem e se abrigam.

Tapada_de_Monserrate_[prova_67]_creditos_Emigus

Tapada de Monserrate

Segundo Susana Morais, coordenadora do Núcleo de Programação e Ambiente da PSML, “É nossa ambição reforçar este projeto conjunto como único e inovador tanto a nível nacional como internacional. Este projeto permitirá a partilha de experiências entre as instituições, bem como do público que as visita. Queremos aumentar a perceção dos nossos visitantes para a riqueza do património natural do Parque Natural Sintra-Cascais, no qual se inclui a Tapada de Monserrate”.

Tapada_de_Monserrate_[prova_17]_creditos_Emigus

Tapada de Monserrate

De acordo com Alda Mesquita, Presidente da Direção da TNM, “Estamos permanentemente a diversificar e a inovar a nossa oferta, designadamente, os nossos percursos, facultando novas experiências e informação, recorrendo ao apoio de ferramentas inovadoras para que os visitantes possam percecionar as muitas espécies que coexistem neste cenário florestal invulgarmente rico e diversificado”.

Placard-interpretativo-ao-longo-do-percurso

Painel informativo ao longo do percurso,

O percurso nos dois locais têm uma duração total de cerca de 3h30 (1h30 em Sintra e 2h30 na Tapada de Mafra). A duração média da deslocação de Sintra a Mafra é de cerca de 45 minutos.

O início é sempre na Tapada de Monserrate seguindo depois para Mafra.

poster-MAFRA_agosto-04-AF

poster-SINTRA_agosto-AF-02

Este projeto foi cofinanciado pelo POR Lisboa no âmbito do QREN num investimento de 200 000 euros.

Para mais informações é imprescindível a vista ao site www.desintraamafra.pt criado expressamente para este projeto e onde constam os diversos tarifários de acordo com o tipo de bilhete que se pretende.

É aconselhável que as escolas e grupos agendem previamente as suas visitas.

EMIGUS_gamo_bebe_R

Tapada de Mafra

Outros contactos:

www.parquesdesintra.pt www.tapadademafra.pt

Parques de Sintra: info@parquesdesintra.pt / +351 21 923 73 00

Tapada Nacional de Mafra: geral@tapadademafra.pt / +351 261 817 050

Tags:

1 Comments

  1. Joao Miguel 15 de Junho de 2021

    Posso estar engando, mas não mais um painel de informa sobre gruta dos morcegos?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo