Portal do Jardim.com

Ameixeira, flores perfumadas na Primavera e frutos doces e suculentos no Verão

A Ameixeira (Prunus domestica) é uma árvore que pode atingir 6m de altura, tem casca escura e brilhante e flores brancas e perfumadas na Primavera. O fruto aparece 4 a 5 anos depois de ser plantada. Dá-se bem nos climas temperados. Os frutos consomem-se frescos, cozidos ou secos. Existem algumas variedades que diferem na cor da casca e polpa. As variedades de secar têm um teor mais elevado de açúcar. A ameixas não precisam de polinização cruzada mas se forem cultivadas junto a variedades diferentes dá-se um aumento de produtividade.

A ameixeira dá frutos de Verão ao Outono numa média de 15kg por árvores, precisa de sol direto e local com boa circulação de ar. Solo fértil com boa drenagem e se possível um pH da água entre 5,5 e 6.

As zonas ideais em Portugal Continental para a sua cultura, todo o litoral até fronteira com o Algarve, Algarve, interior centro e todo o Alto e Baixo Alentejo.

O ideal é adquirir as plantas com raízes nuas com 2 anos e no início do Outono. Não escolha plantas com um ano nem com raízes lenhosas ou fibrosas.

Recolha as ameixas quando ficam moles ao tato para isso basta torcer ligeiramente o fruto.

Têm a particularidade de puderem ser cultivadas em latada. Se estiverem contra um muro requerem maior quantidade de água.

Plantação:

Extrair a planta da bolsa/vaso; Submergir 15 minutos em água; Fazer uma cova de 40×40 cm; Misturar a metade da terra com turfa; Rechear a cova; Aconchegar a terra em redor da planta; Cortar as hastese regar com abundância.

A fazer em cada estação:

Final do Inverno e início da Primavera-Para ter frutos grandes pode as árvores todos os anos até ao tronco principal sem deixar cotos. Corte os ramos demasiado densos, velhos ou estragados. Fertilize e cubra com material vegetal.

Início do Verão – Elimine alguns frutos, criando distância de 7-8cm entre eles.

Verão – Para afastar as aves convém pendurar objetos que emitam som, os cd velhos são uma opção possível. Caso existam roedores envolva o tronco com rede metálica.

Entre os insetos que podem atacar as ameixeiras, as cochonilhas estão na cabeça da lista. Sugam a seiva e provocam a seca dos tecidos. É difícil combater pelo que se recomenda produto especifico. Existem igualmente no mercado algumas armadilhas para a mosca da fruta e que podem ser usadas na agricultura biológica

Siga o link https://www.portaldojardim.com/pdj/2008/07/10/armadilhas-naturen-da-kb/

Se a pele do fruto rasgar ainda na árvore é porque não tem água suficiente. regue com abundância durante os períodos de seca e deixe de regar com chuva. Após um ano de boa colheita a seguinte pode ser mais limitada para equilibrar a produção elimine alguns dos frutos ainda jovens faça uma poda correta.

Variedades mais comuns entre nós:

Ameixeira europeia (Prunus domestica)

Ameixeira japonesa (Prunus salicina)

Rainha Claudia Verde

Rainha Claudia de Oullins