A CARREGAR

Type to search

Ameixeira, flores perfumadas na Primavera e frutos doces e suculentos no Verão

A Ameixeira (Prunus domestica) é uma árvore que pode atingir 6m de altura, tem casca escura e brilhante e flores brancas e perfumadas na Primavera. O fruto aparece 4 a 5 anos depois de ser plantada. Dá-se bem nos climas temperados. Os frutos consomem-se frescos, cozidos ou secos. Existem algumas variedades que diferem na cor da casca e polpa. As variedades de secar têm um teor mais elevado de açúcar. A ameixas não precisam de polinização cruzada mas se forem cultivadas junto a variedades diferentes dá-se um aumento de produtividade.

plums-436957_1280

A ameixeira dá frutos de Verão ao Outono numa média de 15kg por árvores, precisa de sol direto e local com boa circulação de ar. Solo fértil com boa drenagem e se possível um pH da água entre 5,5 e 6.

As zonas ideais em Portugal Continental para a sua cultura, todo o litoral até fronteira com o Algarve, Algarve, interior centro e todo o Alto e Baixo Alentejo.

plums-958399_1280

O ideal é adquirir as plantas com raízes nuas com 2 anos e no início do Outono. Não escolha plantas com um ano nem com raízes lenhosas ou fibrosas.

Recolha as ameixas quando ficam moles ao tato para isso basta torcer ligeiramente o fruto.

Têm a particularidade de puderem ser cultivadas em latada. Se estiverem contra um muro requerem maior quantidade de água.

plum-blossom-1219242_1280

Plantação:

Extrair a planta da bolsa/vaso; Submergir 15 minutos em água; Fazer uma cova de 40×40 cm; Misturar a metade da terra com turfa; Rechear a cova; Aconchegar a terra em redor da planta; Cortar as hastese regar com abundância.

plum-blossom-1219240_1280

A fazer em cada estação:

Final do Inverno e início da Primavera-Para ter frutos grandes pode as árvores todos os anos até ao tronco principal sem deixar cotos. Corte os ramos demasiado densos, velhos ou estragados. Fertilize e cubra com material vegetal.

Início do Verão – Elimine alguns frutos, criando distância de 7-8cm entre eles.

Verão – Para afastar as aves convém pendurar objetos que emitam som, os cd velhos são uma opção possível. Caso existam roedores envolva o tronco com rede metálica.

plums-472950_1280

Entre os insetos que podem atacar as ameixeiras, as cochonilhas estão na cabeça da lista. Sugam a seiva e provocam a seca dos tecidos. É difícil combater pelo que se recomenda produto especifico. Existem igualmente no mercado algumas armadilhas para a mosca da fruta e que podem ser usadas na agricultura biológica

Siga o link https://www.portaldojardim.com/pdj/2008/07/10/armadilhas-naturen-da-kb/

nature-1002092_1280

Se a pele do fruto rasgar ainda na árvore é porque não tem água suficiente. regue com abundância durante os períodos de seca e deixe de regar com chuva. Após um ano de boa colheita a seguinte pode ser mais limitada para equilibrar a produção elimine alguns dos frutos ainda jovens faça uma poda correta.

Variedades mais comuns entre nós:

Ameixeira europeia (Prunus domestica)

Ameixeira japonesa (Prunus salicina)

Rainha Claudia Verde

Rainha Claudia de Oullins

fruit-940100_1280

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Tags:

6 Comments

  1. Orlando Vinagre 26 de Julho de 2016

    tenho ameixeira amarela com galhos verticais superiores a 2 metros.
    Fiz poda em Dezembro o ano passado porque tive de sair do País até Junho e deixei de ter frutos.
    Arvore com 6 anos sempre deu frutos.
    Posso faxer poda de verão este ano e quando ?
    Corto os galhos verticais a 30 centimetros ?
    Obrigado pela informação.

    Responder
  2. ELISABETE FARIA 31 de Agosto de 2016

    sera normal uma ameixeira pelo tronco todo ganhar umas bolhas parece resina a escorrer

    Responder
  3. CARLA RIBEIRO 23 de Abril de 2017

    Estimados Senhores,

    A minha ameixeira está a ficar com as folhas enrugadas, o que posso fazer para a ajudar de forma mais biológica possível.

    Obrigada

    Responder
  4. Graça Pereira 17 de Julho de 2017

    as ameixeiras pegam de estaca? se sim quando fazer? obrigado

    Responder
  5. Miguel João Alves da Cruz 1 de Dezembro de 2018

    Pelo descrito parece estar atacada de “gomose”. Já tive uma rainha Claudia atacada de Gomose e com curas frequentes com calda de cal e sulfato de cobre (calda burdalesa) acompanhada de derrame de água de cal na caldeira de rega, consegui recupera-la.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo