Portal do Jardim.com

Romãzeira (Punica granatum) Flores vistosas e frutos ligeiramente ácidos

Cultivada desde a antiguidade tem origem na Pérsia onde se propagou por regiões de clima seco. Pode ser cultivada na terra, mesmo em regiões mais frescas, plantada junto a um muro virado a sul, ou mesmo cultivada num vaso grande que se possa transportar para local abrigado durante o Inverno. Pode ser mantida tanto na forma de pequena árvore como de arbusto. Quanto mais hastes melhor a recuperação da planta em climas com Invernos mais rigorosos.

As flores encaracoladas surgem na Primavera e no Verão, rapidamente passam ao vermelho escarlate mas existem variedades em que as pétalas são cor-de-rosa, brancas, amarelas e até bicolores.

Existem espécies que se diferenciam também pela dimensão do fruto. Quando estes começam a amadurecer deverá colhê-los de imediato diretamente da planta evitando que a casca abra fissuras. Podem ser conservados durante várias semanas. São muito decorativos e em saladas se introduzir uma mão cheia de grãos de romã acrescenta mais um toque de cor e sabor.

As flores aparecem no Verão e os frutos no final do Verão e no Outono. É uma árvore de folha caduca mas muito resistente a doenças embora por vezes o aranhiço-vermelho seja uma ameaça provocando o aparecimento de manchas sobre a casca.

Pode atingir entre 3 e 6 m de altura e a largura entre 2,4 e 4,5 m. Carece de sol direto (6 horas diárias durante a fase de crescimento) e solo bem drenado. Em Portugal as zonas de eleição são o Alentejo e o Algarve. Ter alguma paciência com a planta dado que após o Inverno demora algum tempo a reagir.

É precisamente no Inverno que deve podar criando oportunidade para a formação dos novos rebento. Corte os rebentos que se tenham formado junto à base a menos que substituam uma haste danificada.

No início da Primavera utilize um fertilizante rico em azoto* mas sem chegar à base do caule. Espalhe debaixo de toda a copa.

*Dica: A queima de resíduos florestais, ramos de árvores, silvas, ervas…é extremamente rica em Azoto.

Pistas para a plantação:

Prepare o terreno para as estacas. Limpe de herbáceas e se não for arenoso junto perlita*. Corte estacas no Outono quando caírem as folhas, devem ter pelo menos uma gema. Arranque as folhas.

Introduza as estacas no terreno previamente preparado deixando de fora 6-8cm. Compacte o terreno e regue. Proteger com palha no Inverno que deverá ser removida na Primavera. Limpe os terrenos das herbáceas e regue. No ano seguinte pode transplantar as estacas para os locais definitivos. A estaca deve ser retirada com todo o sistemas radicular.

*Dica: A perlita (da familia da sílica) é usada na horticultura em todo mundo como um componente para misturas inertes e orgânicas, proporciona um excelente arejamento do solo e uma ótima retenção de humidade para um crescimento vigoroso da planta.