A CARREGAR

Type to search

Romãzeira (Punica granatum) Flores vistosas e frutos ligeiramente ácidos

Cultivada desde a antiguidade tem origem na Pérsia onde se propagou por regiões de clima seco. Pode ser cultivada na terra, mesmo em regiões mais frescas, plantada junto a um muro virado a sul, ou mesmo cultivada num vaso grande que se possa transportar para local abrigado durante o Inverno. Pode ser mantida tanto na forma de pequena árvore como de arbusto. Quanto mais hastes melhor a recuperação da planta em climas com Invernos mais rigorosos.

20160704_092246

As flores encaracoladas surgem na Primavera e no Verão, rapidamente passam ao vermelho escarlate mas existem variedades em que as pétalas são cor-de-rosa, brancas, amarelas e até bicolores.

Existem espécies que se diferenciam também pela dimensão do fruto. Quando estes começam a amadurecer deverá colhê-los de imediato diretamente da planta evitando que a casca abra fissuras. Podem ser conservados durante várias semanas. São muito decorativos e em saladas se introduzir uma mão cheia de grãos de romã acrescenta mais um toque de cor e sabor.

As flores aparecem no Verão e os frutos no final do Verão e no Outono. É uma árvore de folha caduca mas muito resistente a doenças embora por vezes o aranhiço-vermelho seja uma ameaça provocando o aparecimento de manchas sobre a casca.

20160704_092231

Pode atingir entre 3 e 6 m de altura e a largura entre 2,4 e 4,5 m. Carece de sol direto (6 horas diárias durante a fase de crescimento) e solo bem drenado. Em Portugal as zonas de eleição são o Alentejo e o Algarve. Ter alguma paciência com a planta dado que após o Inverno demora algum tempo a reagir.

É precisamente no Inverno que deve podar criando oportunidade para a formação dos novos rebento. Corte os rebentos que se tenham formado junto à base a menos que substituam uma haste danificada.

20160704_092156

No início da Primavera utilize um fertilizante rico em azoto* mas sem chegar à base do caule. Espalhe debaixo de toda a copa.

*Dica: A queima de resíduos florestais, ramos de árvores, silvas, ervas…é extremamente rica em Azoto.

20160704_092315

Pistas para a plantação:

Prepare o terreno para as estacas. Limpe de herbáceas e se não for arenoso junto perlita*. Corte estacas no Outono quando caírem as folhas, devem ter pelo menos uma gema. Arranque as folhas.

Introduza as estacas no terreno previamente preparado deixando de fora 6-8cm. Compacte o terreno e regue. Proteger com palha no Inverno que deverá ser removida na Primavera. Limpe os terrenos das herbáceas e regue. No ano seguinte pode transplantar as estacas para os locais definitivos. A estaca deve ser retirada com todo o sistemas radicular.

*Dica: A perlita (da familia da sílica) é usada na horticultura em todo mundo como um componente para misturas inertes e orgânicas, proporciona um excelente arejamento do solo e uma ótima retenção de humidade para um crescimento vigoroso da planta.

20160704_092149

20160704_092239

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Tags:

6 Comments

  1. Armando Leite 21 de Novembro de 2016

    Muito bom. Vou seguir estes conselhos.
    Muito obrigado

    Responder
  2. Dulce 26 de Janeiro de 2017

    tenho uma em casa há mais de 10 anos, carrega de flor mas nunca deu fruto. Tem algum conselho?

    Obrigada

    Responder
  3. Mapril Jorge Costa Pinheiro 18 de Fevereiro de 2017

    Gostaria de saber como são podadas as româzeiras, se possivel com imagens, obrigado

    Responder
  4. maria domingos 28 de Maio de 2017

    tenho uma romanzeira nunca deu fruto talves 10 anos cai tudo no chão como posso trata-la
    tem piolho que devo fazer e usar agradecia alguma coisa gosta de salva~la

    cumprimentos maria jose domingos

    Responder
  5. luciomartins 30 de Maio de 2017

    as punicas ou romanzeiras teem varias diferentes ha as de jardim que nao dao frutos so dao flor ha as anaes que sao pequeninas e dao flor e frutos nao comustiveis e ha as pretas que sao comustiveis mais tenrras

    Responder
  6. MANUELA PULIDO 20 de Dezembro de 2018

    Há uma árvore,parecida com a romanzeira,que só dá flor,Essa flor,depois de seca,é um chá ótima oara diarreias e problemas intestinais…chama-se BALASTRA.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo